Cada habitante das cidades da região gasta uma média de 21 litros a mais de água por dia do que o recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ao todo, o Alto Tietê consome uma média de 131,65 litros de água por pessoa. A quantidade recomendada pela entidade mundial é de 110 litros por habitante diariamente. Os dados foram computados, pelo DS, por meio do Diagnóstico de Serviços de Água e Esgotos, do Ministério das Cidades.
Somente uma cidade do Alto Tietê tem o consumo por habitante menor do que o indicado pela ONU: Santa Isabel, com 100,16 litros per capita por dia. O cenário é preocupante em um momento em que a falta de água ainda é debatida. O assunto tem se tornado recorrente nos últimos anos e ganha destaque hoje, na data em que é comemorado o Dia Mundial da Água.
A segunda cidade da região com menor consumo excedido é Itaquaquecetuba, com 111,5 litros por munícipe. Em Suzano são 127,59 litros por habitante por dia. O maior consumo no Alto Tietê é em Guararema com 158,86 litros a mais por habitante (veja quadro completo ao lado). Os dados são referentes ao ano de 2014.
Apesar da quantidade acima do previsto, a média da região ainda é baixa se comparado com a nacional, onde se estima que sejam consumidos 90 litros a mais por dia para cada habitante, ou seja, há um consumo médio de 200 litros por pessoa.
DIA MUNDIAL
O Dia Mundial da Água é comemorado hoje. foi criado pela ONU em 1993. O objetivo é promover uma conscientização sobre o consumo e relevância da água.