Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quinta 01 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 01/10/2020
ÚNICCO POÁ
SOUZA ARAUJO
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Região registra 663 casos de dengue. Suzano tem 292 confirmações

04 AGO 2016 - 08h00

O Alto Tietê registrou 663 casos confirmados de dengue. Os dados são das cidades de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano.

Para ajudar a prevenir a doença, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que a vacina contra a doença passou a ser comercializada no País. Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos na Saúde do Estado de São Paulo (SindSaúde), Kátia Aparecida dos Santos, a iniciativa beneficiará principalmente os menos favorecidos, que são os mais acometidos pela doença. Porém, até o momento não há informação de distribuição da dose pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Suzano e Mogi das Cruzes são as cidades que contabilizam mais casos. Juntas somam 494, sendo 292 na primeira e 202 na segunda. Arujá registrou 21 casos, Ferraz de Vasconcelos tem 50 confirmações e Guararema contabilizou três casos. Itaquaquecetuba registrou 95 casos entre de janeiro a junho.

Por conta dos números apresentados, a presidente do SindSaúde acredita que o impacto na comercialização da vacina será positivo. "A imunização acaba amenizando uma situação de epidemia que vivemos. Agora nos meses mais frios têm reduzido o número de casos, mas a epidemia se alastrou nos últimos anos. A grande maioria da população tem se prevenido. Além da vacina, é preciso seguir sempre as orientações preventivas que já conhecemos para o combate do mosquito transmissor. O foco é sempre combater a doença. A cura não existe", complementa.

Segundo a Anvisa, a vacina contra a dengue, Dengvaxia, está disponível, inicialmente, em clínicas particulares. A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo esclareceu que ainda não há calendário da vacina para o sistema público, e aguarda orientações do Ministério da Saúde. Porém, a presidente do SindSaúde acredita que a distribuição deve ocorrer em breve.

ZIKA E CHIKUNGUNYA

Em relação aos casos de chikungunya a região contabiliza cerca de 23 confirmações. Destes, 11 são em Mogi das Cruzes; seis em Itaquaquecetuba; quatro em Suzano; e dois em Ferraz de Vasconcelos.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias