Envie seu vídeo(11) 97569-1373
sábado 24 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/10/2020
Reisinger Ferreira
PMMC COVID VERDE
ÚNICCO POÁ
PMMC MULTI 2020
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Reorganização escolar do Estado atinge 120 estudantes de Suzano

30 OUT 2015 - 07h01

A reestruturação na rede estadual de ensino atingirá aproximadamente 120 alunos em Suzano, segundo a Diretoria Regional de Ensino (DRE). No município, apenas a Escola Estadual de Ensino Fundamental Manuel dos Santos Paiva, na Vila Maluf, passará por mudanças, em 2016, conforme divulgado ontem pelo DS. A unidade atenderá, exclusivamente, os alunos do ciclo 1 (do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental). Atualmente, a escola também oferece aulas para crianças que estão no ciclo 2 (do 6º ao 9º ano), que são divididas em quatro turmas.

Os estudantes, do ciclo 2, serão encaminhados, de acordo com endereço residencial, às escolas estaduais Professor Carlos Molteni, no Parque Maria Helena; e também para a Professor Paulo Kobayashi, na Vila Maluf. As notificações aos pais dos alunos transferidos serão feitas a partir de novembro.

"Não foi bem uma reorganização escolar. Era algo que já estávamos estudando fazer a algum tempo. Em Suzano, as escolas de ciclo 1 já costumam ser exclusivas", disse a dirigente regional de ensino, Vera Lúcia Miranda. Ela destacou outras escolas estaduais que já atuam desta forma como a Doutor Morato de Oliveira, a Vereador Antonio Garcia e a Comendador Brasílio Machado Neto.

Em todo o Estado de São Paulo foram criadas mais 754 escolas de ciclo único. Somando com as outras que já atuavam neste modelo, o Estado passará a contar com 2.197 funcionando com ciclo único, a partir de 2016. Os dados foram divulgados no início da semana. Segundo Vera Lúcia, a reestruturação só não alcançou as escolas de Suzano por conta da explosão demográfica vivida pela cidade, nos últimos anos, e que contribuiu para o aumento no número de estudantes dentro das unidades escolares estaduais localizadas no município.

"Suzano, no momento, não tinha condições de passar por uma reorganização escolar. Isso porque todas as nossas escolas possuem uma grande quantidade de alunos. A população cresceu muito e, consequentemente, a entrada de alunos nas escolas também. Unidades que antes estavam com espaços ociosos, hoje já estão totalmente ocupadas. Se mudássemos, hoje, e o ritmo de entrada de alunos continuasse aumentando, provavelmente, não conseguiríamos manter esse modelo nos próximos anos".

NOVA ESCOLA

A dirigente falou ainda sobre uma nova escola estadual que será construída na Vila Urupês. A unidade oferecerá aulas para turmas do Ensino Fundamental (ciclo 2) e para o Ensino Médio. A escola será construída em um terreno que foi cedido para prefeitura pela construtora MRV Engenharia, e subsequentemente, doado para o Estado. O nome da nova unidade ainda será definido.

"Ao contrário do que vem sendo feito nas demais cidades de São Paulo, onde prédios de escolas estaduais estão sendo colocados a disposição dos municípios, Suzano está fazendo o caminho inverso e cedendo prédios para implantação de uma nova escola estadual. Como disse, tudo é devido ao aumento da população. Essa nova escola vem para atender as pessoas que estão chegando para morar nos novos condomínios do bairro da Vila Urupês", explicou.

A implantação da nova escola ainda está na fase dos projetos. As demais etapas, como por exemplo, os processos licitatórios, serão conduzidas pela Secretaria de Estado da Educação.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias