quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Arte e Cultura

Sala de Exposições ‘Antônio Palomares’ é reinaugurada em Suzano

Local recebeu revitalização completa e abriga nova mostra aberta ao público

07 dezembro 2021 - 14h46Por de Suzano

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, reinaugurou nesta segunda-feira (6) a Sala de Exposições Antônio Palomares. O espaço, localizado na parte interna do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, foi revitalizado e entregue em março de 2021, porém permaneceu fechado devido às restrições sanitárias recomendadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19). Agora, o equipamento está aberto ao público com nova mostra.

Para marcar a abertura de mais este serviço, a pasta trouxe de volta a Suzano obras do artista-patrono, que dá nome ao local. A mostra contará com mais de 20 obras do acervo pessoal da família, que estavam distribuídas em diferentes regiões do Estado de São Paulo.  A exposição gratuita tem curadoria do artista Vinicius Ripa e segue disponível até o dia 21 de janeiro de 2022, das 9 às 19 horas.

Durante o evento inaugural, estiveram presentes o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi; o secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto; o vereador Artur Takayama; o chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo; a coordenadora de Artes Plásticas, Aline Baliberdin; familiares do homenageado e de membros da Cultura suzanense.

Para o chefe do Executivo, proporcionar acesso da população a mais este equipamento, fortalecendo a cultura da cidade, é uma grande conquista. “Oferecer aos munícipes opções de lazer e cultura é uma das premissas da gestão. Os nossos esforços para Saúde, Educação e tantas outras áreas essenciais é constante, e a cultura faz parte deste pilar”, pontuou.

O neto e representante da família durante todo processo de montagem da exposição, Antônio Carlos Palomares Júnior, emocionou-se ao lembrar a história do avô e do artista. “Depois de relembrar das memórias de meu avô, ainda sentindo o cheiro da tinta, acaba ficando claro que tudo que eu for falar ou reviver aqui será pouco para um homem com uma trajetória tão incrível”, destacou.

Para Walmir Pinto, a exposição em homenagem a Antônio Palomares revive em vários pontos a história da cultura suzanense. “Conheci o senhor Palomares em vida. Sempre com um sorriso no rosto e com uma disposição invejável de ensinar e transmitir seu conhecimento aos seus alunos. Sei que o tempo que ele passou aqui foi valioso e inesquecível a todos que o conheceram”, finalizou.

História

Antônio Palomares nasceu em 6 de dezembro de 1919. Filho de espanhóis da cidade de Granada, despertou a paixão pelo desenho ainda criança. Dedicou sua vida às artes plásticas, participando de inúmeras exposições e desenvolvendo trabalhos que tiveram reconhecimento em diversos estados do Brasil e em países como Líbano, Portugal, Argentina e Espanha.

Em 1983, ingressou na Prefeitura de Suzano, na Secretaria Municipal de Cultura, realizando seu projeto profissional, de transmitir para outras pessoas os conhecimentos que tinha nas áreas do desenho artístico e pintura, sendo o mestre de centenas de alunos.

Agora, a pasta presta homenagem ao artista, tornando-o patrono da Sala de Exposições. Sua mostra ficará disponível até o dia 21 de janeiro de 2022, das 9 às 19 horas, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 - Centro).

Deixe seu Comentário

Leia Também