sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Ensino

Saspe Línguas completa dois anos com mais de 400 alunos beneficiados

Cursos de idiomas gratuitos do município contam com as opções de inglês, espanhol e Libras

21 junho 2021 - 17h26Por de Suzano

O Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) comemora nesta terça-feira (22) os dois anos do curso Saspe Línguas, que oferece ensino de idiomas de forma gratuita para a população suzanense. A iniciativa inédita no município já beneficiou 477 alunos com as modalidades de inglês e espanhol, nos níveis básico e avançado, e Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os cursos têm duração de seis meses e atendem moradores da cidade interessados a partir dos 14 anos.

Conhecido por promover diversas atividades de capacitação e educação para os cidadãos, o órgão deu início aos seus trabalhos com línguas estrangeiras em 2019, quando abriu a primeira turma de inglês básico. O objetivo inicial era fornecer meios das pessoas se qualificarem profissionalmente, de forma a garantir uma melhor colocação no mercado de trabalho, visto que dominar outro idioma representa um diferencial no currículo, sendo inclusive uma exigência para certas vagas de emprego.

Com o alto nível de procura dos moradores, o Saspe deu continuidade aos trabalhos no ano seguinte e acolheu mais 80 alunos em turmas de nível básico e avançado da língua inglesa, além de disponibilizar a opção gratuita de libras, que contou com 73 participantes. Logo em janeiro, o órgão trouxe outra conquista para Suzano: o curso de espanhol. A modalidade, que também tem peso significativo no mercado de trabalho, acolheu duas turmas de 40 alunos durante 2020.

Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as aulas presenciais foram interrompidas, mas logo retornaram de forma virtual, se adaptando à nova realidade sem deixar de garantir ensino de qualidade a todos. Em fevereiro deste ano, quatro novas turmas foram abertas para os dois idiomas estrangeiros, contemplando 160 pessoas. A modalidade de libras em breve será retomada, de acordo com disponibilidade dos professores, que em sua maioria são voluntários.

A dirigente do órgão público, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, destacou os resultados positivos do Saspe Línguas, que segue contribuindo para a capacitação profissional dos moradores de forma gratuita. “O curso cresceu muito desde 2019. Conseguimos ampliar a capacidade de atendimento e até mesmo trazer o espanhol, outra língua muito procurada e exigida pelas empresas. Os serviços são totalmente gratuitos e agora contam com o apoio de diversas ferramentas on-line. Assim, conseguimos garantir a interação e o compartilhamento de diferentes conteúdos digitais no ensino remoto. Foi uma conquista muito importante para a cidade e nossa meta é sempre disponibilizar o melhor aprendizado possível à população”, concluiu.

Deixe seu Comentário

Leia Também