quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Saúde homenageia trabalhadores da UBS do Jardim Colorado

Enfermeira se destaca com técnica eficiente e humanizada

13 maio 2021 - 17h00Por de Suzano

O projeto “O SUS que dá certo!”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, homenageou nesta quinta-feira (13) os servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) José Mariano de Souza Coutinho Jr., no Jardim Colorado, em especial a enfermeira Fabiana Aparecida Costa, que se destaca com a oferta de uma técnica eficiente e humanizada no tratamento de feridas em pacientes da rede municipal.

A exemplo das visitas anteriormente realizadas nos postos reconhecidos pelo módulo “Histórias das Unidades de Saúde de Suzano”, o projeto desta vez apresenta a homenagem "Experiências Exitosas das Unidades de Saúde de Suzano”, a fim de fomentar, divulgar e ressignificar as experiências das equipes atuantes.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a ação tem como referência as manifestações positivas registradas na Ouvidoria Geral do Município e outros canais de comunicação, assim como também considera a avaliação da equipe gestora da pasta e relatos das experiências dos serviços de saúde que deram bons resultados.

“O ‘O SUS que dá certo!’ é uma iniciativa pioneira na cidade, com o principal objetivo de defender e valorizar o trabalho dos colaboradores do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam em Suzano. Esse reconhecimento é indicado pelos próprios munícipes, que registram a experiência positiva que tiveram com os profissionais de Saúde e também parte da própria análise da equipe gestora, que está atenta às unidades e às necessidades dos trabalhadores”, comentou o chefe da pasta.

Já a diretora de Atenção à Saúde, Flávia Verdugo, explicou que o projeto segue as premissas da Política Nacional de Humanização (PNH), do Ministério da Saúde. Assim, experiências e relatos sobre a atuação dos profissionais são avaliados por critérios baseados no Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), como é o caso da enfermeira Fabiana Aparecida Costa, que há mais de 20 anos se dedica à profissão.

Desde o início da carreira, a profissional se interessa por estratégias acolhedoras fundamentadas em protocolos técnicos para o atendimento de feridas, o que contribui para a adesão e continuidade do tratamento, incluindo o monitoramento da evolução da cicatrização por meio de orientações precisas repassadas ao paciente ou familiares responsáveis.

“A enfermeira contagia a equipe e realiza capacitação em serviço dos Auxiliares de Enfermagem, disseminando técnica e humanização. Em pouco mais de um ano, a unidade onde Fabiana atua foi responsável por 30% dos curativos realizados por 12 Unidades Básicas de Saúde tradicionais do SUS de Suzano, equivalente a 9.471 procedimentos. Em um período tão difícil, todo esse acolhimento e dedicação merece e precisa ser reconhecido, assim como tantos outros exemplos que temos na rede municipal”, afirmou a diretora.