quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Saúde realiza ações de cuidado a suzanenses no fim de semana

Pasta conduziu Dia D de testagens contra ISTs e avaliações nutricionais

07 dezembro 2021 - 11h14Por de Suzano

A Secretaria Municipal de Saúde realizou duas ações especiais de cuidados aos cidadãos suzanenses no último sábado (4): o dia D da operação "Fique Sabendo", em prol da prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e uma ação especial de atendimento nutricional no bairro Vila Fátima. Os trabalhos foram conduzidos pelo Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) e Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), respectivamente.

Logo pela manhã, no Parque Municipal Max Feffer, o SAE/CTA conduziu uma operação especial da campanha "Fique Sabendo", focada no combate às ISTs. Todo o trabalho fez alusão ao Dia Mundial de Combate à AIDS, datado em 1º de dezembro.

Na oportunidade, o atendimento, formado por enfermeiros, farmacêuticos e fisioterapeutas, esteve posicionada nas proximidades da Arena Suzano, das 10 às 17 horas, realizando testagem contra HIV e sífilis. Além disso, houve a oferta de insumos de prevenção, como preservativos femininos e masculinos.

A coordenadora Municipal do Programa de Combate à HIV e Hepatites Virais, Micheli Aparecida de Paula Santos Rosa, destacou que estas foram algumas das alternativas utilizadas para promover a conscientização acerca da transmissão de infecções durante o ato sexual.

"Felizmente, não houve nenhum resultado reagente e, consequentemente, não houve necessidade de realizarmos encaminhamentos médicos, algo previsto nos nossos protocolos da ação. No local, para além dos testes, pudemos orientar os suzanenses, buscando sempre a prevenção", relatou.

Outra ação conduzida pela pasta no final de semana foi a avaliação nutricional, realizada pelo INTS na Igreja São Judas Tadeu, na Vila Fátima. No local, uma equipe formada por 30 colaboradores atendeu cerca de 250 famílias.

Ao longo do período de atividades, os profissionais de nutrição realizaram importantes avaliações, como o teste de bioimpedância, que consiste na análise da composição corporal para os maiores de idade, e o teste antropométrico, baseado na medição das dimensões do corpo com fitas e equipamentos próprios – este exclusivo para os cidadãos com menos de 18 anos.

Além das avaliações, os nutricionistas também conduziram palestras informativas e acompanhamento aos munícipes que passaram pelas análises, recebendo dicas e conselhos acerca de seus hábitos alimentares, visando contribuir em sua saúde física e mental.

A coordenadora do INTS, Joyce Moreira, explica que os trabalhos nos bairros duram cerca de seis meses, para garantir o atendimento completo aos residentes da região. "Na oportunidade, pudemos atender as famílias da Vila Fátima. Desde abril, nossas equipes estiveram nos bairros Suzanópolis e Jardim Revista, onde conseguimos orientar moradores de diferentes idades para que tenham hábitos mais saudáveis. Esperamos manter estes atendimentos, pois, ao longo de destes meses de atuação, já contemplamos mais de 600 pessoas", relatou.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, esteve presente nas agendas e enalteceu o trabalho da pasta em prol do bem-estar suzanense. "Estamos vindo de uma luta árdua contra a Covid-19, mas isso não nos faz diminuir o ritmo das nossas operações. Ações como essas, da testagem rápida contra as ISTs e do atendimento nutricional mostram que trabalhamos em todas as frentes para que os moradores da nossa cidade tenham o acesso a esses serviços", disse.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi também acompanhou os trabalhos ao lado do deputado estadual André do Prado; do vice Walmir Pinto; dos vereadores Gerice Lione e Antonio Rafael Morgado, o Professor Toninho Morgado; do chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo; e do secretário municipal de Governo, Alex Santos. “Fiz questão de estar presente nas duas ações, pois, além dos trabalhos de enfrentamento à Covid-19, estamos promovendo diversos mutirões aos finais de semana para melhor atender as famílias. Seguimos trabalhando para avançar com o setor, sempre priorizando o bem-estar dos suzaneses”, concluiu. 

Deixe seu Comentário

Leia Também