quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
100 dias

Secretaria de Governo de Suzano faz balanço e destaca projetos sociais

Alex Santos, chefe da pasta, apresentou principais ações realizadas ao longo dos três primeiros meses do ano

13 abril 2021 - 17h04Por de Suzano

Cata-Treco Solidário, projeto Reuse, nova diretoria do Conselho do Direito das Mulheres e parceria com a sociedade civil organizada foram alguns dos principais projetos encabeçados pela Secretaria de Governo de Suzano ao longo dos cem primeiros dias de 2021. O balanço das ações foi apresentado pelo titular da pasta, Alex Santos, na manhã desta terça-feira (13/04).

Tornando-se uma secretaria ativa, o Governo suzanense se destacou com projetos inovadores e de apoio à população suzanense. Logo no começo do ano, Santos passou a promover encontros periódicos com líderes religiosos, membros de entidades e associações, além de estreitar laços com os vereadores. “Buscamos unir forças e mostrar nosso trabalho, sempre acolhendo aqueles que também desejam prestar apoio à cidade. Em especial, agradeço a parceria dos vereadores, que estão diariamente lutando pelo bem-estar da população”, declarou.

A pasta foi responsável pelo projeto Reuso, que tem como objetivo prolongar o uso de móveis dos setores públicos e, com isso, reduzir o acúmulo ou descarte, economizando dinheiro público. “O que não serve para um pode ser útil para outro. Vamos mobilizar esforços para que todos participem e o projeto Reuse promova mudanças positivas nos departamentos públicos da cidade”, reforçou.

Alex Santos e sua equipe também deram início ao Cata-Treco Solidário em parceria com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Manutenção e Serviços Urbanos, bem como com o Fundo Social de Solidariedade. O projeto, executado pelas equipes que percorrem as ruas de Suzano recolhendo objetivos inservíveis, destinam os materiais recicláveis à Cooperativa de Trabalho em Reciclagem Unidos Venceremos (Univence). Os itens, selecionados e vendidos a empresas da logística reversa, serão revertidos em renda às famílias cooperadas e em alimentos doados às ações sociais do município.

“Os itens recolhidos pelo Cata-Treco estão sendo destinados à Central de Triagem do Jardim Colorado, onde a cooperativa selecionará todos os materiais que poderão ser reaproveitados, como os recicláveis, como papel, vidro, plástico e alumínio, além do óleo e do isopor. A iniciativa surgiu do próprio diretor Rogério Oliveira. Avaliamos a ideia e já colocamos em prática, ajudando no sustento de famílias, na preservação ambiental e na limpeza urbana”, detalhou.

Outro grande passo foi o apoio dado à nova gestão alternada do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Suzano, tendo à frente a advogada e diretora no Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) Sandra Lopes Nogueira. O conselho conta com representantes atuantes na Prefeitura de Suzano, em movimentos e em entidades, como advogadas, assistentes sociais, educadoras, psicólogas, agentes de segurança, entre outras.

O secretário elogiou a nova diretoria e garantiu proximidade e parceria nas ações executadas. “O CMDM está em boas mãos, com uma pessoa que tem uma história de luta pelos direitos das mulheres. Tenho certeza de que o trabalho da gestão será primoroso, com companheiras dedicadas e excelentes profissionais. A administração municipal tem um compromisso com as mulheres, seja na segurança, na saúde, na educação ou na assistência social”, enalteceu.

Além das ações em execução, a pasta tem prestado apoio a diversos departamentos municipais, sempre buscando apoiar na luta contra a Covid-19. “Em Suzano, a gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi tem priorizado a vida, sempre buscando novos leitos, mais respiradores e mais vacinas. Peço a todos que usem máscara, usem álcool em gel e pratiquem o distanciamento social. Vamos seguir de um lado impedindo a disseminação do vírus e do outro acelerando a campanha de imunização, só assim sairemos dessa terrível pandemia”, concluiu.