quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Secretaria de Saúde segue com campanha para detecção do vírus HIV e sífilis

Iniciativa é uma referência ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids

02 dezembro 2020 - 15h00Por de Suzano

A Secretaria de Saúde de Suzano realiza até 7 de dezembro a 13ª edição da Campanha Fique Sabendo, voltada especialmente à realização de testes rápidos e exames laboratoriais para detecção do vírus HIV e sífilis e também à orientação sobre infeções sexualmente transmissíveis (ISTs). A iniciativa é uma referência ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado na terça-feira (1º).

Pessoas interessadas podem procurar as 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs) de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. Outra opção é a sede do Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), referência para este tipo de acolhimento na rede municipal. Lá o acolhimento também é realizado em dias úteis e no mesmo horário, exceto às sextas-feiras, quando ocorre até o meio-dia.

A pasta explica que em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) a Campanha Fique Sabendo não será realizada em outros ambientes, a exemplo do que normalmente ocorria nesta época, como forma de se evitar aglomerações e riscos de transmissão da doença. Por isso, as ações estarão restritas aos postos, com todas as medidas de proteção.

O serviço para aqueles que procurarem as unidades envolve acolhimento e teste rápido, que leva cerca de 40 minutos. Apenas nos casos em que for necessário realizar exame laboratorial o resultado demandará mais tempo para ser divulgado, em torno de 15 dias. O público-chave na campanha e em todo o mês de dezembro é de homens jovens, entre 18 e 25 anos, pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas e profissionais do sexo. 

De acordo com o SAE/CTA, a pandemia de Covid-19 tem causado forte impacto na oferta de testes e exames de HIV e sífilis nas unidades de saúde. A média mensal caiu de 30 a 50% em relação a 2019. No caso do HIV, a testagem é a porta de entrada para o cuidado contínuo, diagnóstico, vinculação, tratamento, retenção, supressão viral e prevenção da Aids. Em relação à sífilis, o objetivo é interromper a cadeia da doença em gestante e do tipo congênita.  

O SAE/CTA de Suzano está localizado na rua Batista Renzi, 186, no Jardim São Luiz. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4741-2537 e 4759-1722.