Envie seu vídeo(11) 97569-1373
terça 22 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/09/2020
PMMC COVID SAÚDE
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Seis cidades têm 100% de rede de coleta de esgoto. Suzano tem 99,5%

05 JAN 2016 - 07h00

Seis cidades da região têm 100% de rede de coleta de esgoto, segundo pesquisa com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). O relatório foi divulgado ontem pela Câmara Municipal de São Paulo. Entre as cidades que universalizaram os serviços estão: Arujá, Biritiba Mirim, Guararema, Poá, Salesópolis e Santa Isabel. Suzano tem 99,5% da cidade com a rede de coleta. O objetivo da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) era universalizar o serviço de água e esgoto na cidade até 2021.

Além destas cidades, a pesquisa cita Ferraz de Vasconcelos, com 89,6% de rede e Mogi das Cruzes, com 92,14%. Esta última tem autarquia municipal no sistema de água e esgoto, por meio do Serviço Municipal de Águas e Esgoto (Semae).

“Para o SNIS, é considerado ‘regular’ o serviço com frequência mínima de uma vez por semana. Também não há diferenciação sobre como a coleta é realizada”, explica o documento.

SISTEMA NACIONAL

O SNIS é gerido pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, órgão ligado ao Ministério das Cidades, que reúne informações e indicadores sobre a prestação dos serviços de água, esgotos e manejo de resíduos sólidos coletados, anualmente, junto aos prestadores desses serviços, que operam no Brasil. Na região, a maior parte das cidades são atendidas pela Sabesp. O sistema foi criado em 1994 com o Programa de Modernização do Setor Saneamento e ao longo dos anos vem conseguindo aumentar a participação de prestadores em sua amostra. Em 2013, último ano com dados divulgados, a amostra dos prestadores referentes ao serviço de água, por exemplo, cobria 5.035 municípios (97,6% da população urbana). Para serviço de esgoto, a abrangência foi de 3.730 municípios (91,1% da população urbana), já para manejo de resíduos sólidos 3.572 municípios participaram (84,3% da população urbana).

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias