quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Seis estações de trens em reforma nas linhas da região terão elevadores

Estações de Mogi das Cruzes, Jundiapeba e Estudantes terão equipamentos

14 agosto 2022 - 14h00Por Guynever Maropo - Da Reportagem Local
Seis estações das Linhas 11-Coral e 12-Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) devem receber elevadores. Ao todo, 18 estações das linhas que operam no Alto Tietê possuem os equipamentos.
As estações de Mogi das Cruzes, Jundiapeba e Estudantes têm projetos desenvolvidos para reformas. O que inclui a instalação dos elevadores.
 
Na Linha-12 Safira, as estações Engenheiro Manoel Feio, atualmente passam por obras, Itaquaquecetuba e Aracaré têm projetos desenvolvidos para instalar os equipamentos.
 
Na Linha 11-Coral, os elevadores estão disponíveis nas estações Corinthians-Itaquera, Dom Bosco, José Bonifácio, Antônio Gianetti Neto, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Suzano.
 
Já na Linha 12-Safira os elevadores estão localizados nas estações Brás, Tatuapé, USP Leste, Comendador Ermelino, São Miguel Paulista, Jardim Helena-Vila Mara, Itaim Paulista, Jardim Romano, Itaquaquecetuba e Calmon Viana.
Manutenção
 
A manutenção dos elevadores é realizada por equipes contratadas e regulamentadas. A atividade preventiva é programada mensalmente, conforme determina a legislação. 
A companhia mantém equipes de prontidão para realizar a manutenção corretiva. Se necessário, para atendimento imediato em caso de falhas.
 
Os elevadores podem ser utilizados por idosos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida temporariamente, e pessoas com crianças de colo.
 
Tempo de funcionamento
 
Durante a operação comercial das estações a companhia acompanha o tempo de funcionamento dos elevadores.
De 2018 a 2021, a operação dos 74 elevadores, das 57 estações nas cinco linhas da rede de trens metropolitanos, melhorou em 4,60 %.
 
Em 2018, operou com 93,40% de funcionamento no horário comercial. Já em 2019, chegou a registrar uma operacionalização com 94,1% de funcionamento aos passageiros.
 
No ano seguinte, 2020, a operação melhorou em 2,65%. Registrou um funcionamento de 96,60%. No ano passado, os equipamentos registraram uma operação de 97,70% no horário comercial.
 
Os passageiros que utilizam as Linhas 11 e 12 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) reclamam das falhas que os elevadores apresentam constantemente. Segundo os usuários, não há placas indicando a interdição do elevador. 

Nas estações que não possuem o equipamento. Os passageiros preferem utilizar escada ao invés da rampa. 
Segundo a aposentada Irene Porfigo,73, na Estação de Suzano constantemente os elevadores estão inoperantes. A aposentada prefere usar as escadas rolantes, mas também ficam interditadas diariamente. Irene opta por utilizar a escada normal, visto que a estação não possui rampa. 

“Tenho a perna amputada e ando com muleta. Na maioria das vezes o elevador e a escada rolante não funcionam. Tenho uma dificuldade dobrada para subir a escada”, diz Irene. 

Para a aposentada, Maria José, a manutenção dos elevadores deveria ser de madrugada. “Durante o dia o fluxo de passageiros é grande. Atrapalha a população na locomoção”, comenta Maria. 
Já na estação de Calmon Viana, Linha 11 Safira, os passageiros tem disponível a escada, rampa e elevador. 
A cabeleireira Ivy Carolina observa que poucos passageiros têm dificuldade de acessar essa estação. Mas destaca que os elevadores na estação de Poá sempre estão em manutenção. 

“São quatro elevadores, na maioria das vezes estão em manutenção”, comenta. 

A autônoma Ligia Marciano acrescenta que em Calmon Viana as escadas deveriam ser melhoradas. Lígia, diz que os elevadores funcionam normalmente. 

“O elevador sempre está funcionando. As rampas também são acessíveis. O único ponto seria a melhoria das escadas . Possuem buracos o que torna perigoso a passagem com muitas pessoas”, acrescenta. 
 

Deixe seu Comentário

Leia Também