Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quinta 29 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 29/10/2020
PMMC MULTI 2020
PMMC COVID VERDE
Reisinger Ferreira
Pmmc Sarampo Outubro
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Semana de Combate à Hepatite é realizada em Suzano

28 JUL 2016 - 08h01

Hoje é celebrado o Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites e para a conscientização foi planejada a semana de prevenção contra a doença.

A Semana de Combate à Hepatite visa repassar orientações à população e principalmente efetuar testes de Hepatites B e C, HIV e Sífilis. Os testes das doenças podem ser feitos gratuitamente durante todo ano, porém, durante esta semana, as Unidades Básicas de Saúde trabalham sem horário específico para a realização dos testes.

Segundo a enfermeira Michelle Santos, do SAE-CTA, a procura pelo teste durante essa semana de conscientização é maior, assim como no Carnaval, "Já temos uma procura grande pelos testes. Em datas de alguma ação específica normalmente aumenta. Não só na semana das hepatites, mas também no Dia Mundial da Aids intensificamos as orientações sobre prevenção. Na nossa última campanha de Carnaval, no mês de março, realizamos 436 testes de HIV, 343 de sífilis e 147 de hepatites B e C".

Michelle ressalta a importância do teste. "Queremos divulgar para a população que ainda não fez o teste de hepatite, que tenham a oportunidade de testar, se tratar e se prevenir. Principalmente para o público alvo, que são pessoas acima de 40 anos que nunca fizeram teste, pessoas que já fizeram algum tipo de cirurgia ou receberam doação de sangue. Mas é aberta a toda população. Ainda hoje as pessoas têm muitas dúvidas, sobre a transmissão, período de incubação, sintomas, entre outras questões".

A enfermeira acredita que população tem tomado mais consciência da doença "Ano passado realizamos muitos testes durante a semana das hepatites, a população está tomando mais conhecimento e vindo procurar. As pessoas querem saber se são portadores porque é uma doença silenciosa, nem sempre manifesta sintomas, e se a pessoa não fizer o teste nunca vai saber o diagnóstico, ou descobre tarde demais".

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias