Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Logo de aniversário de 60 anos
domingo 09 de maio de 2021

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 09/05/2021
 SP EDUCAÇÃO - SAC_210326-001 - CORONAVIRUS - VACINACAO PROFISSIONAIS
Quality Admistração de Condomínios
Cazarini
CHECK UP - PÓS COVID
MAGIC CITY - CAMPANHA SOLIDÁRIA
Inclusão

Sétima aula do curso de Promotoras Legais marca Semana da Libras

Conteúdo traz a língua como forma de empoderamento; explanação é ministrada pela professora Claudia Vieira

Por de Suzano20 ABR 2021 - 17h00
Sétima aula do curso de Promotoras Legais marca Semana da LibrasFoto: Wanderley Costa/Secop Suzano

Na semana em que é celebrado o Dia Nacional da Libras (Língua Brasileira de Sinais), o nono curso de Promotoras Legais Populares, realizado pelo Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), traz sua sétima aula com a temática “Libras – Língua para o Empoderamento”, ministrada pela professora Claudia Vieira. O conteúdo foi disponibilizado nesta terça-feira (20) no canal “TV Prefeitura de Suzano”, no Youtube (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano).

Com anos de experiência em questões da comunidade surda, a professora Claudia Vieira, da Universidade Federal do ABC, com doutorado na área, explanou sobre a complexidade da língua reconhecida no Brasil. “A Libras existe há muito tempo. É completa e complexa, não se aprende Libras de um dia para o outro, porque não aprendemos nenhum outro idioma assim”, disse.

Durante a explicação, Claudia Vieira traz reflexões sobre o aprendizado de uma pessoa surda em uma comunidade de maioria ouvinte, sendo o visual essencial nesse processo. “Muitas famílias, em que nasce um bebê surdo, precisam aprender a Libras. Existem maneiras para tornar os sinais com lógica para criança, introduzindo no dia a dia. como fazemos no português”, ressaltou.

Além do vídeo, a professora disponibilizou uma série de slides com histórias infantis sobre o olhar de uma criança surda sobre o mundo, tornando a reflexão ainda mais profunda e esclarecedora. O conteúdo em vídeo foi traduzido na íntegra pela intérprete Claudia Oliveira, tornando o material acessível a todos para esse debate.  

Os interessados no material exclusivo, que não estão inscritos no projeto, podem ter acesso ao vídeo pelo Youtube. Já as mais de 300 inscritas no curso seguem com conteúdo todas as terças-feiras, até o mês de novembro. As videoaulas são liberadas semanalmente, sempre às terças-feiras, entre 17 e 18 horas, no canal oficial do Poder Executivo municipal no Youtube: “TV Prefeitura de Suzano”.

Para a dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, ter acesso a materiais tão intensos e atuais é uma experiência única. “Trazer reflexões, debates e explanações tão importantes transforma nossa comunidade, tornando nossa cidade cada vez mais acessível e inclusiva”, concluiu.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias