quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Sindicato disponibiliza cartilha sobre assédio para servidores municipais

Material com explicações sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho serve de orientação para que funcionários públicos enfrentem o problema no dia a dia

22 fevereiro 2019 - 16h01Por de Suzano

O Sindicato dos Servidores Municipais de Suzano disponibiliza gratuitamente uma cartilha com explicações sobre as situações e formas de combate aos assédios moral e sexual no ambiente de trabalho. O objetivo da disponibilização da cartilha é reforçar o conhecimento dos funcionários sobre as leis e maneiras de se prevenir e combater o problema.

De acordo com o presidente do sindicato, Claudio Aparecido dos Santos, o Ted, é a partir da informação que o trabalhador começa a mudar a sua realidade e impede que o ambiente de trabalho se transforme num cotidiano amargo, marcado pela humilhação, o sofrimento e o medo. “Este material também visa garantir a proteção contra as práticas de assédio com base tanto nos acordos coletivos, quanto no embasamento da própria lei”, explica o presidente.

A cartilha traz exemplos de formas de assédio, das mais óbvias, como o assédio sexual descarado, às mais sutis, como abusos psicológicos e pequenas situações cotidianas. “O primeiro passo é vencer o medo, romper com a visão individualista das corporações e lutar solidariamente para impedir que o ambiente de trabalho se torne uma arena de tirania”, diz Ted, no material. “O assédio moral sempre ocorreu, mas felizmente agora começa a ser discutido pelos servidores públicos como forma de violência. A medicina já o relaciona como doença ocupacional que coloca em risco a vida e a saúde do trabalhador”.

O material sobre assédio foi desenvolvido com base nas leis que tratam do assunto e no trabalho de especialistas sobre o ambiente funcional. A cartilha está disponível em sua versão física na sede do Sindicato dos Servidores de Suzano e em versão digital no site oficial do sindicato, owww.sservidores.org.br

Deixe seu Comentário

Leia Também