sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Saúde

Suzano: 2ª etapa da vacinação contra gripe começa nesta terça-feira

Período contempla professores e idosos maiores de 60 anos

11 maio 2021 - 11h12Por de Suzano

A campanha de imunização contra a influenza (gripe) avança nesta terça-feira (11) para a segunda etapa de vacinação, tendo os professores e os idosos maiores de 60 anos como público prioritário da ação até o dia 8 de junho. O atendimento estará disponível em todas as 24 unidades de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 15h30. 

Para receber a dose, o público beneficiado deverá apresentar documento original com foto, comprovante de residência de Suzano e carteirinha de vacinação. No caso dos professores, o grupo também deverá apresentar documento que comprove o exercício efetivo da função ou carta de indicação médica. 

De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, a estimativa é de que 42,3 mil pessoas sejam contempladas neste período, sendo a maioria idosos maiores de 60 anos. A primeira etapa da vacinação, vigente entre 12 de abril e 10 de maio, alcançou pelo menos 16,1 mil pessoas, tendo como público-alvo crianças com idades entre 6 meses e menores de seis anos de vida, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da Saúde.

Vale lembrar que, por se tratar de uma campanha dividida em etapas, em um processo acumulativo, os grupos prioritários poderão buscar atendimento junto à unidade de saúde mais próxima mesmo após o início da fase seguinte. A terceira e última etapa ocorre entre os dias 9 de junho e 9 de julho, contemplando as pessoas com comorbidades, PcDs, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança, forças armadas, funcionários do sistema prisional, a população privada de liberdade e os adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

Outro ponto importante é a recomendação de que, para aqueles munícipes que já tomaram ou que irão tomar a vacina contra a Covid-19, o prazo de espera de pelo menos 14 dias entre as aplicações deverá ser respeitado. A medida se faz necessária mediante orientação do Ministério da Saúde e de entidades de classe como a Sociedade Brasileira de Imunizações. 

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, reforçou a distinção dos grupos de vacinação. “A campanha de imunização contra a gripe se iniciou com públicos diferentes daqueles contemplados com a vacina da Covid-19. É importante que não haja confusão, por isso a vacinação da gripe ocorre diretamente nos postos de saúde, em 24 unidades nos bairros, enquanto a aplicação contra a Covid-19 ocorre somente nos polos especialmente preparados para isso, conforme cronograma periodicamente atualizado e divulgado pela Prefeitura de Suzano”, afirmou.

Ainda de acordo com o chefe da pasta, a imunização contra a gripe também é de grande importância para a população. “Sabemos que a gripe também é uma doença séria, que pode evoluir para casos mais graves. Nosso objetivo é reduzir essa incidência, sobretudo em idosos, evitando assim complicações e a eventual necessidade de atendimento médico na rede de Saúde”, destacou.    

Deixe seu Comentário

Leia Também