quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Suzano alerta para os perigos das ‘fake news’ sobre o novo coronavírus

Administração municipal suzanense reforça a importância da atenção às divulgações oficiais e do papel do jornalismo

28 março 2020 - 19h15Por de Suzano
Uma verdadeira avalanche de informações sobre o novo coronavírus (Covid-19) tem tomado a Internet nas últimas semanas. O fenômeno, conhecido como “infodemia”, pode confundir a população e causar prejuízos frente à contenção da doença. Por isso, a administração municipal suzanense reforça a importância da atenção às divulgações oficiais e do papel do jornalismo profissional.
 
Receitas milagrosas, métodos de imunização, recomendações determinadas por áudios de aplicativos, pesquisas científicas nunca publicadas e estatísticas que não condizem com a realidade são exemplos de notícias falsas que chegam diariamente aos smartphones das pessoas, que erroneamente acabam por compartilhar o conteúdo e contribuir para a desinformação.
 
O secretário municipal de Comunicação Pública, Marcelo Prado de Almeida, explicou que a administração está atenta quanto ao teor das postagens que circulam pela Internet e reforçou que dados e recomendações oficiais estão disponíveis nos canais da prefeitura.
 
“O combate às ‘fake news’ é um trabalho permanente junto à Imprensa responsável e ao jornalismo profissional. Diante da pandemia do novo coronavírus, nos preocupamos em criar um site exclusivo (www.suzanocoronavirus.com.br) para orientar a população sobre os impactos da doença, as medidas preventivas e, claro, divulgar os dados oficiais atualizados”, disse.
 
Antes de compartilhar conteúdo é preciso verificar
 
Antes de compartilhar o conteúdo recebido por meio dos aplicativos de mensagens e redes sociais, algumas recomendações importantes devem ser seguidas pelo usuário: leia e analise com atenção a informação completa, seja texto, foto ou vídeo; desconfie de notícias vagas, títulos alarmistas e erros de gramática; confira sempre a fonte, a data e o link da publicação; e pesquise em um veículo profissional de Imprensa. 

Notícias falsas

Em Suzano, duas informações falsas chamam a atenção neste período: a suposta visita de agentes sanitários às residências e o índice de mortos pela Covid-19 na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde não realiza o cadastro de idosos e nenhuma ação relacionada ao novo coronavírus por meio de idas às casas da população.

Quanto aos casos confirmados da doença na cidade, até o momento (27/03), apenas dois foram registrados, sem nenhuma morte. O Boletim Epidemiológico é diariamente atualizado no site www.suzanocoronavirus.com.br e na página oficial da Prefeitura de Suzano no Facebook (www.facebook.com/prefsuzano).