Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quarta 20 de janeiro de 2021

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/01/2021
GOLDSTAR
CENTRO MÉDICO CLUBE DS  - OFTALMOLOGIA
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Suzano concentra 40,2% da frota de veículos com mais de 15 anos

07 AGO 2016 - 08h00

A frota de veículos com idade igual ou superior a 15 anos representa 40,23% do total de carros que circulam em Suzano.

O número de automóveis de quase duas décadas no município é de 49,4 mil, de um total de 122,8 mil. As informações foram obtidas no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Os carros dos anos 1993 a 1998 estão em maior número no índice de automóveis antigos, totalizando 20.590. Também há um elevado número no que se refere às décadas de 20 a 80. Os veículos inclusos neste período somam a 18.317, isto já se referindo à frota de automóveis envelhecidos.

Um dos fatores para este aumento é causado pela atual crise econômica. Isto porque o suzanense tem optado por continuar com o carro antigo, já que tende a priorizar a compra de itens dados como de maior necessidade, por exemplo, do grupo de alimentação, roupas e habitação.

Segundo o consultor de mobilidade urbana Nabuo Aoki Xiol, a tendência é de que a frota aumente conforme a continuação do sistema econômico do País. "A questão de ter carro é uma condição social, inclusive já havendo anteriormente um incentivo para a compra deste bem", disse.

Xiol também destacou que o brasileiro tem enfrentado uma intensa crise econômica, sendo um dos principais fatores para o envelhecimento da frota de automóveis tanto na região do Alto Tietê, quanto no Brasil. Além disso, o especialista contou que a elevação de carros antigos traz consigo um atraso no trânsito. "A pessoa acaba tendo problemas mecânicos e demorando o fluxo de veículos, inclusive correndo o risco de algum acidente e aumentar ainda mais o período que tráfego", acrescentou.

O especialista estima que a renovação desta frota possa se prolongar. O motivo também é a crise econômica que ainda não conseguiu estabilizar-se. Além disso, Xiol avalia que há possibilidades de que os automóveis antigos aumentem conforme os anos. "A renovação deve demorar sim. Em relação ao aumento, é possível que aconteça porque o mercado atual de carro está mais nos usados".

IPVA

Segundo o Denatran, os veículos que possuem mais de 20 anos de fabricação estão isentos do pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias