Envie seu vídeo(11) 97569-1373
domingo 31 de maio de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 30/05/2020
PMMC HOSPITAL DE CAMPANHA
PMMC RETOMADA
DIARIO DE SUZANO SOLIDÁRIO

Suzano desenvolve projeto de telemedicina para enfrentamento ao novo coronavírus

Pessoas que estiverem com sintomas poderão se consultar com médicos por vídeochamada; plataforma estará disponível na próxima semana

Por De Suzano31 MAR 2020 - 18h36
Serviço deverá funcionar das 8 às 20 horas, com 20 pontos de atendimento e com 21 médicos disponíveis, já a partir do começo da próxima semanaFoto: Paulo Pavione/Secop Suzano

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, divulgou na tarde desta terça-feira (31) um novo projeto para a Saúde da cidade. Trata-se da telemedicina, uma prática de atendimento por vídeochamada, que conecta o paciente que apresenta sintomas do novo coronavírus (Covid-19) com um médico. O sistema, que deve entrar em funcionamento já no começo da próxima semana, busca oportunizar um acesso rápido e seguro aos profissionais da Saúde.

Para tanto, uma central de atendimento foi criada nas dependências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outra no Ambulatório de Especialidades Dr. Joracy Cruz. Nos locais, profissionais vão realizar o primeiro acolhimento, com coleta de dados e triagem. Em seguida, uma mensagem de texto será encaminhada ao celular do paciente com um link, que, ao clicar, pede o número do CPF e direciona o solicitante a uma vídeochamada com um médico.

“Quando o médico for iniciar a consulta à distância, ele deverá apresentar seu CRM para abrir o prontuário e a consulta ser liberada. Inclusive, os prontuários ficarão todos na ‘nuvem’, disponíveis para que o paciente tenha continuidade de atendimento. Vale destacar ainda que nosso serviço vai realizar um acompanhamento, ou seja, os cidadãos que estiverem com os sintomas receberão mensagens no celular a cada 48 horas, a fim de monitorar o quadro clínico da pessoa”, detalhou o secretário municipal de Saúde, Luis Claudio Guillaumon.

O serviço deverá funcionar das 8 às 20 horas, com 20 pontos de atendimento e com 21 médicos disponíveis, já a partir do começo da próxima semana. A estrutura exclusiva de combate ao novo coronavírus está sendo montada pela empresa de tecnologia Datalogix.

Ashiuchi destacou que este é um trabalho pioneiro, sendo Suzano umas das primeiras cidades do País a implantar tal sistema, que teve origem em Israel e é bastante aplicado nos Estados Unidos, no Canadá e em países da Europa.

“Em breve vamos divulgar o número de atendimento para a população, com ‘número 0800’, que será totalmente gratuito. Vale destacar ainda que, por estar alocada da sede do Samu, toda a nossa estrutura não vai interferir na rotina dos mesmos. Temos um único objetivo: o de facilitar o atendimento às pessoas num período de pandemia. Tenho certeza de que esse serviço vai ajudar nossa atuação no enfrentamento ao Covid-19”, concluiu o prefeito.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias