quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Planejamento

Suzano fecha parceria com Sabesp e DAEE para desassorear Taiaçupeba-Mirim

Órgãos definiram medidas para limpar toda a extensão do rio e evitar futuras enchentes na cidade

25 fevereiro 2021 - 13h56Por de Suzano

A Prefeitura de Suzano se reuniu nesta quarta-feira (24) com representantes do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para discutir medidas de prevenção a futuras enchentes. No encontro, que aconteceu no Cineteatro Vilma Bentivegna, as autoridades fecharam uma parceria para desassorear toda a extensão do rio Taiaçupeba-Mirim na cidade.

A previsão é de que os trabalhos parciais do DAEE comecem no final de abril, em trecho do rio na rua Santa Gema, na Estância Americana, bairro do distrito de Palmeiras, e sigam até Ribeirão Pires. O órgão estadual afirmou que pretende pleitear recursos junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para realizar a licitação no ano que vem, com o objetivo de desassorear toda a extensão do Taiaçupeba-Mirim.

Como as medidas do departamento atenderão apenas uma parte do rio durante este ano, a prefeitura e a Sabesp irão trabalhar de forma conjunta nas demais localidades, com a ampliação de máquinas e mão de obra para evitar futuros alagamentos em pontos de atenção do município. A Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos já realiza serviços deste tipo nas imediações do Jardim Planalto, agora a expectativa é que o trabalho de limpeza com o apoio da Sabesp se inicie em março para atender as regiões do Caulim, Parque Palmeiras e Parque Buenos Aires.

De acordo com o chefe da pasta, Samuel Oliveira, os esforços conjuntos estão sendo feitos para garantir a segurança da população neste período de chuvas intensas. “Sob a orientação da Defesa Civil, trabalhamos com emergência para atenuar toda essa situação, de forma que não ocorram as enchentes”, informou.

O secretário explicou ainda que a prefeitura e a Sabesp anteciparão a limpeza nestes pontos que necessitam de atenção e destinando os resíduos para um lugar adequado, de forma que, em 2022, o DAEE dê prosseguimento ao desassoreamento e complemente o trabalho dos órgãos públicos.

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, agradeceu o comprometimento de todos os envolvidos para estabelecer meios de conter enchentes e comemorou a nova decisão, que beneficiará diversos suzanenses. “Neste período de chuvas intensas é comum que o nível dos rios suba, portanto iniciamos o diálogo com o departamento estadual na última semana para que pudéssemos desassorear todo o Taiaçupeba-Mirim e preservar a segurança de diversas famílias suzanenses. Agora, com a limpeza garantida para toda a sua extensão, poderemos evitar que a população seja prejudicada por possíveis alagamentos. Agradeço o deputado estadual André do Prado por todo apoio nesta conquista”, concluiu.

Os representantes do DAEE afirmaram que também serão realizados serviços de limpeza no rio Guaió a partir do final de abril. A Prefeitura de Suzano realiza periodicamente intervenções nas redondezas do rio e pretende continuar os trabalhos de acordo com a demanda. A reunião contou também com a participação da diretora da pasta de Meio Ambiente, Solange Wuo, e do diretor da Defesa Civil suzanense, Antônio Wenzler.