terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Maio Laranja

Suzano inicia ações contra abuso sexual de crianças e adolescentes

Projetos de conscientização marcam o mês de combate à violência sexual de menores de idade

14 maio 2021 - 15h58Por de Suzano

Em referência ao Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, lembrado anualmente em 18 de maio, a Prefeitura de Suzano participa de duas ações de conscientização voltadas para a população e para os profissionais da rede de proteção infantil e juvenil. As medidas fazem parte de uma campanha em larga escala para estimular a prevenção e a proteção dos menores de idade.

Com o lema "Lembrar é combater", a campanha inicia sua oitava edição em 2021. A ação é realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Suzano (Comdicas) e pelos dois Conselhos Tutelares da cidade, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e do Fundo Social de Solidariedade.

Segundo a pasta, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), não haverá encontros e palestras, como de costume. Contudo, no dia 18 de maio – data que marca a luta para impedir que esses crimes aconteçam –, servidores municipais e membros de entidades da cidade realizarão orientação à população.

Logo pela manhã, nos semáforos da rua Baruel, no centro, os trabalhadores abordarão os motoristas para orientação sobre como esses crimes acontecem e as formas de denunciá-los. Faixas informativas da campanha também serão expostas nos pontos de parada de trânsito e nos postos de vacinação da cidade para conscientizar o público, com o número 100, do disque denúncia.

Além do movimento de conscientização nos semáfaros, o público também poderá acompanhar entrevistas virtuais com especialistas da rede de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Os materiais serão divulgados nas redes sociais oficiais do Instituto Thadeu José de Moraes, um dos organizadores desta iniciativa. O primeiro encontro foi ao ar na última quinta-feira (13) e abordou o apoio psicológico neste processo de enfrentamento aos abusos. A expectativa é que mais duas palestras sejam realizadas até o fim do mês.

Os profissionais que atuam no acolhimento dos menores de idade também receberão oficinas informativas durante o Maio Laranja, visando reforçar a atuação do município neste contexto. Os conteúdos são promovidos pela Associação de Assistência a Mulher ao Adolescente e a Criança Esperança (Aamae) e pelo instituto, com o apoio do Poder Executivo suzanense.

O titular da Assistência Social do município, Geraldo Garippo, ressaltou a importância dos movimentos de conscientização. “A campanha, realizada desde 2013, é um marco para o combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes. Com a união de esforços conseguimos mobilizar diversos setores públicos e entidades sociais para levar informação às pessoas, para sensibilizá-las sobre a necessidade de identificar e denunciar estes casos”, finalizou.

Para denunciar casos de violência sexual contra menores de idade, disque 100 para a central de acolhimento ou ligue para a Polícia Militar, no 190. 

Deixe seu Comentário

Leia Também