sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Suzano intensifica fiscalização de comércios com volta da fase amarela

Departamento de fiscalização conta com 13 funcionários e apoio da Guarda Civil Municipal

01 dezembro 2020 - 21h00Por Matheus Cruz - de Suzano
O departamento de Fiscalização e Posturas de Suzano anunciou que vai intensificar as ações de monitoramento e fiscalização em locais com probabilidade de maiores aglomerações. A medida reforça as ações de combate ao novo coronavírus. Atualmente o departamento conta com 13 funcionários e tem o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) para as fiscalizações. 
 
A Prefeitura de Suzano informa que foi comunicada sobre a decisão dogoverno do Estado de retroagir a situação de todas as cidades paulistas para a Fase 3 – Amarela do Plano São Paulo nesta segunda-feira (30). A expectativa é de que o decreto municipal que oficializará a reclassificação seja publicado nesta terça-feira (1).
 
Os procedimentos que já estavam ocorrendo terão continuidade, como operações e atendimento a denúncias. As recomendações para os comerciantes e clientes neste período é que as orientações da OMS e demais autoridades sejam observadas, como a prática de todas as medidas sanitárias, com uso de máscara facial, álcool gel e distanciamento social.
 
De acordo com a Secretaria de Assuntos Jurídicos, as regras e as medidas previstas são as mesmas da primeira vez em que a Fase 3 – Amarela vigorou e que teve duração de quase três meses, de 13 de julho a 9 de outubro. Suzano estava há 51 dias na Fase 4 – Verde.
 
Com a mudança, restaurantes, bares, lanchonetes e similares podem seguir com atendimento no local, mas agora com a capacidade máxima reduzida de 60% para 40%. O consumo nos próprios estabelecimentos continua liberado apenas em ambientes arejados ou ao ar livre, com obrigatoriedade da oferta de assentos. Os clientes também não podem consumir os alimentos em pé e não deve haver aglomeração.
 
Além disso, a reclassificação de Suzano na Fase 3 – Amarela do Plano São Paulo fará com que os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, inclusive salões de beleza, voltem a funcionar com 40% da capacidade – à exceção das academias de esportes e ginástica, para as quais foi definido o máximo de 30% e apenas aulas e atividades individuais – e por dez horas consecutivas. Demais protocolos de higiene foram reforçados, tanto para trabalhadores e consumidores: uso de máscara, distanciamento de dois metros entre as pessoas e limpeza constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%.
 
Eventos, convenções, cinema, teatro e outras atividades que gerem aglomerações seguem vedados. O Parque Municipal Max Feffer segue aberto ao público, mas agora das 8 às 17 horas, mesmo horário de funcionamento do Viveiro Municipal Tomoe Uemura e PlayPet.

Deixe seu Comentário

Leia Também