sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Suzano mantém esperança de obter título de Interesse Turístico

Motivo seria que a Assembleia Legislativa de São Paulo estaria construindo um novo ranqueamento das cidades e um novo modo de cadastro

25 outubro 2020 - 12h12Por Thiago Caetano - de Suzano
Suzano mantém esperança de ter o título de Município de Interesse Turístico (MIT). A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego informou que Suzano ainda não foi reconhecido. O motivo seria que a Assembleia Legislativa de São Paulo estaria construindo um novo ranqueamento das cidades e um novo modo de cadastro. A pasta informa que Suzano já realizou o cadastramento e que o processo está em andamento através da Plataforma Digital de Turismo Paulista.
 
O projeto para tornar o município um interesse turístico partiu do deputado Estadual Estevam Galvão (DEM). A assessoria do parlamentar confirmou que o projeto foi aprovado pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, mas o empecilho está no número de cidades que estão cadastradas à frente de Suzano e que o município aguarda uma nova classificação. 
Antes, o estado de São Paulo não tinha municípios de interesse turístico, mas estâncias turísticas. A lei estadual antiga fazia com que um número restrito de municípios recebesse recursos do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento de Estâncias), para serem utilizados em infraestrutura e desenvolvimento econômico, no ramo turístico.
 
Ainda segundo a assessoria, houve uma união dos deputados para criar um projeto de lei que visava implantar Municípios de Interesse Turístico (MIT). A partir daí, abriu 140 vagas e os deputados passaram a apresentar projetos de lei indicando seus respectivos municípios como MIT. 
 
Uma série de documentos com exigências foi elaborada pela Secretaria Estadual de Turismo para que as cidades estivessem aptas a tornarem MIT e juntamente com o projeto de lei era encaminhada para o Dade e passava por uma análise. A seguir, a secretaria anunciava se era ou não a favor para que efetivasse determinado município como interesse turístico. Suzano foi um deles. Segundo a assessoria do deputado, a documentação foi encaminhada na ocasião e que existiu uma demora muito grande no final não houve tempo que Suzano entrasse entre os 140 municípios. Contudo, nenhum deles são fixos. Todo ano, os municípios apresentam projetos mostrando o desenvolvimento turístico e é feito um ranking, onde os três melhores tornam-se estâncias e os últimos são rebaixados, subindo outros três que estão na lista de espera. 
As estâncias ganham mais recursos e os MIT menos, porém o valor gira em torno de milhões para obras de infraestrutura volta para o desenvolvimento turístico da cidade. Em março deste ano, a Secretaria Estadual de Turismo deu um parecer favorável à aprovação do projeto que classifica Suzano como interesse turístico. 
 
Os critérios avaliados pela pasta foram o potencial turístico, serviço médico emergencial, equipamentos e serviços turísticos, infraestrutura básica, atrativos e a existência de Plano Diretor e Conselho Municipal de Turismo.