quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Tesouro Nacional

Suzano mantém nota máxima em Capacidade de Pagamento

Município consegue classificação ‘A’ pelo terceiro ano consecutivo

19 abril 2021 - 15h40Por de Suzano

A cidade de Suzano alcançou a nota máxima na análise de Capacidade de Pagamento (Capag), promovida pela Secretaria do Tesouro Nacional, vinculada ao Ministério da Economia. Esse é o terceiro ano consecutivo que a administração municipal consegue a classificação “A”, repetindo em 2020 o feito verificado também nos anos de 2019 e 2018, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças.

De acordo com o levantamento, que analisa a situação financeira dos municípios do País, Suzano é uma das cidades melhor avaliadas da região, obtendo nota máxima nos três indicadores considerados pelo Capag, sendo o endividamento, a poupança corrente e o índice de liquidez.

A última atualização da análise, referente ao ano de 2020, aponta a porcentagem de 83.71% para a poupança corrente, por meio da análise de Despesa Corrente e de Receita Corrente Ajustada. Já no quesito Liquidez, considerando as obrigações financeiras e a disponibilidade de caixa, o indicador da cidade chega a 66.61%.

De acordo com o chefe da pasta, Itamar Corrêa Viana, o resultado positivo verificado ao longo dos últimos anos demonstra a confiança dos contribuintes que, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), não deixaram de honrar com seus tributos. “Temos grande satisfação em apresentar novamente a classificação ‘A’ de Suzano, diante de um período tão difícil. Em 2020 e ainda neste ano, a administração municipal enfrenta uma árdua tarefa diante da pandemia. Apesar disso, Suzano é um dos poucos municípios que fecharam o ano com superávit, ainda que 2%. Isso representa o respeito e a confiança do cidadão”, destacou.

Já o prefeito Rodrigo Ashiuchi agradeceu o empenho da equipe de Finanças do município e lembrou que tudo é resultado de um trabalho conjunto. “Em 2017 pegamos Suzano em uma situação muito delicada, com muitas dívidas e serviços inacabados. Aos poucos conseguimos colocar a casa em ordem e agora colhemos frutos. Essa nota máxima, alcançada por três anos consecutivos, não é resultado do trabalho de uma ou duas pessoas, é o resultado do empenho de todos aqueles que lutam por uma cidade cada vez melhor”, concluiu.