Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Logo de aniversário de 60 anos
domingo 01 de agosto de 2021

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 01/08/2021
MAGIC CITY
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
Cruzeiro do Sul
Atendimento

Suzano padroniza procedimentos operacionais na rede de atenção básica à saúde

Equipes passaram por treinamento e a implantação será monitorada por 6 meses

Por de Suzano20 JUL 2021 - 15h38
Suzano padroniza procedimentos operacionais na rede de atenção básica à saúdeFoto: Divulgação

A Rede de Atenção à Saúde de Suzano concluiu o processo de revisão dos protocolos operacionais das unidades de atendimento e o ciclo de treinamento das equipes. O documento inédito padroniza as ações dos profissionais e sistematiza a assistência a ser prestada aos usuários do serviço público. A implantação do Procedimento Operacional Padrão (Pops) em toda a rede será monitorada por pelo menos seis meses.

O processo de revisão dos protocolos se iniciou em junho, contando com encontros voltados à formação de gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e seis reuniões de treinamento das equipes de enfermagem, além de uma consulta pública com 50 itens de Pops, que foi o principal instrumento de direção do trabalho proposto.

A revisão foi publicada no Diário Oficial do município. O material deverá ser utilizado pelos profissionais que atuam na rede, buscando a melhor forma de executar os procedimentos do cotidiano na assistência. De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Flávia Verdugo, a publicação merece destaque especial.

“Essa é a primeira vez que temos um documento oficializado na rede. Isso significa que, pela primeira vez, Suzano terá um atendimento padronizado nas 24 unidades de saúde. Após o treinamento das equipes, a implantação dos procedimentos será acompanhada pela diretoria por meio de um monitoramento de seis meses, incluindo visitas in loco. Temos certeza de que o manual vai possibilitar um acolhimento cada vez melhor aos usuários do sistema público”, explicou.

Para o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a novidade representa um avanço importante e garante mais uniformidade, eficiência e coordenação efetiva nas atividades realizadas. “Assumimos um compromisso com a rede de atenção à saúde, com o objetivo de melhorar o atendimento, promovendo um acolhimento humanizado e eficiente. Além do cuidado com o paciente, os Pops trazem mais segurança aos profissionais das unidades de saúde durante suas atividades. Sem dúvidas, o documento vai contribuir muito para a qualidade da Saúde no município”, concluiu.

Procedimentos operacionais

O instrumento publicado traz medidas atualizadas e novos procedimentos implementados de acordo com a realidade do município. A publicação é um documento relacionado ao gerenciamento dos processos de trabalho nas unidades de saúde e são procedimentos descritos de forma clara e objetiva, a fim de estabelecer instruções sequenciais para a realização de ações rotineiras e específicas. O material contempla orientações às áreas de acolhimento; higiene e antissepsia; higienização, desinfecção e esterilização e de assistência à saúde.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias