sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Evento

Suzano participa do lançamento do programa ‘Cidade Acessível’

Medida do governo do Estado destinará recursos para que os municípios invistam em equipamentos e obras de acessibilidade

22 setembro 2021 - 15h18Por de Suzano

O secretário de Esportes e Lazer de Suzano, Arnaldo Marin Júnior, e o assessor da Unidade de Planejamento Estratégico (Upae), Rodolfo de Matteo, participaram nesta terça-feira (21) de um evento do governo do Estado para o lançamento do programa “Cidade Acessível”. A iniciativa destinará R$ 110 milhões para investimentos em estruturas e equipamentos de inclusão nos municípios.

Os detalhes da medida de ampliação da inclusão em São Paulo foram apresentados durante evento no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. Com isso, o governo do Estado abre para as prefeituras a possibilidade de fechar parcerias para a aquisição de equipamentos e desenvolvimento de obras que promovam a acessibilidade. Para aderir ao programa, os municípios devem contar com Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) formado e ativo, o que é o caso de Suzano.

A iniciativa já está disponível e faz parte de trabalho conjunto entre as secretarias de Estado de Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Regional. Ela prevê investimentos nas áreas de esporte, lazer, infraestrutura, educação e acessibilidade por diversos pontos de São Paulo.

Os gestores suzanenses já inscreveram o município no programa e agora aguardam as próximas etapas do processo legal. A cidade busca convênio para promover novas estruturas de acessibilidade à população, como academias ao ar livre adaptadas, calçadas acessíveis, bem como a aquisição de kits para o uso de alunos com deficiência visual e cadeiras de rodas e de trilhas, que são usadas para o acesso a piscinas e ao mar.

O secretário de Esportes e Lazer de Suzano, que esteve representando o prefeito Rodrigo Ashiuchi, destacou a importância da medida, que abre novas possibilidades de investimento em inclusão para as cidades do Estado. Ele pontuou que diversas estruturas esportivas e escolas da cidade já contam com rampas, elevadores e demais recursos de acessibilidade, mas enfatizou que ainda há muito o que avançar para que os espaços públicos sejam totalmente acessíveis a todos.

“A administração municipal sempre trabalhou de forma ativa na implementação de políticas públicas inclusivas, que são fundamentais para romper as barreiras que limitam o pleno acesso das Pessoas com Deficiência aos espaços, garantindo seus direitos. Aguardamos ansiosos o progresso do convênio, pois o programa contribuirá muito para a inclusão em Suzano”, concluiu.

Realizada em pleno Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21/09), a cerimônia ainda contou com homenagem à Delegação Paralímpica Brasileira. Na ocasião, 130 pessoas, entre atletas e comissão técnica, estiveram presentes. Eles receberam medalha e foram parabenizados pelo governador João Doria em respeito às suas conquistas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, onde o País conquistou o 7º lugar no ranking mundial.

Dos atletas paulistas que disputaram a competição entre agosto e setembro, 11 são de Suzano, o que inclui a porta-bandeira do Brasil nas cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos, a atleta de bocha Evelyn Oliveira. Além de configurarem entre os melhores do mundo em suas competições, a atuação dos profissionais ainda resultou em uma medalha de bronze para o país no voleibol adaptado feminino.