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Suzano planeja descentralizar serviços realizados no CadÚnico

06 SET 2015 - 08h01

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano iniciou um processo de descentralização do atendimento do Cadastro Único (CadÚnico). O objetivo é organizar mutirões que levem os serviços realizados na sede do CadÚnico até os bairros mais distantes da cidade. A ação fará parte do programa "Ação Social Mais Próxima de Você". No momento, a secretaria dá andamento ao processo de contratação de uma empresa especializada, que executará as ações.

"Em Suzano, temos quatro unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), além de uma unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e são quase 300 bairros na cidade. Então essa aproximação da pessoa que necessita utilizar os serviços da assistência social com as ações desenvolvidas é muito importante", relatou o prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB).

Para o processo de descentralização, uma van que foi adquirida e entregue pelo secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, levará uma equipe especializada até os bairros da cidade.

Com isso, os beneficiários dos programas sociais poderão, por exemplo, efetuar a inclusão cadastral no banco de dados do CadÚnico, realizar a atualização cadastral ou o recadastramento do programa federal Bolsa Família, dentre outros serviços. Hoje esses serviços só podem ser feito na sede do CadÚnico, localizada na Rua Paraná, na região central de Suzano.

"Dentro do projeto 'Assistência Social Mais Próxima de Você' vamos lançar os mutirões do Cadastro Único. Hoje as famílias acabam se deslocando para o CadÚnico ou mesmo para o Cras para fazer seu cadastro. Então levaremos os mutirões para os bairros mais distantes, facilitando o atendimento a essas pessoas", disse a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Leonice Ramos Ferreira.

Além dos serviços citados, o veículo também servirá para facilitar o acesso das famílias beneficiárias às ações que são realizadas nas unidades do Cras - Palmeiras, Centro, Casa Branca e Boa Vista - e nas instituições sociais do município. Aproximadamente cinco mil famílias são atendidas em cada unidade do Cras.

"A van vem para contribuir e fazer o transporte desses usuários da assistência social. Transportando-os para os serviços e até para as atividades culturais e eventos do município. O transporte vai facilitar muito a inclusão social dessas famílias", completou Leonice.

Segundo a secretária municipal, o veículo já está em funcionamento atendendo as demandas de ações dos Cras.

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