quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Ação conjunto

Suzano recebe megaoperação de segurança a partir desta segunda

Atividade integrada deve contar com 70 agentes da polícia e da GCM

06 dezembro 2021 - 15h02Por de Suzano

Uma megaoperação de segurança integrada começou nesta segunda-feira (6) em Suzano. A iniciativa, encabeçada pelas Polícia Civil e Militar, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), deverá contemplar todo o município ao longo das próximas semanas, até o período de festas de fim de ano. A ação visa coibir furtos, roubos e outros delitos na cidade, a fim de garantir mais segurança e tranquilidade aos moradores.

O primeiro dia de operação se iniciou com um encontro entre as autoridades policiais e o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, na Praça João Pessoa, na região central da cidade. Na oportunidade, o delegado titular da Delegacia Central de polícia Alexandre Henrique Augusto Dias e o tenente Dirceu Oliveira, comandante da Força Tática do 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (32º BPM/M), lideraram a atividade que deverá contar com 70 profissionais envolvidos, entre investigadores e agentes da força tática e da GCM.

A previsão é de que até o final do mês haja três operações conjuntas na cidade, contemplando pontos estratégicos do município de acordo com a chamada “mancha criminal”, sendo um estudo que mapeia os principais pontos de atenção no território suzanenses. “A operação é estratégica, baseada em análises conjuntas para o combate à criminalidade. O final de ano é sempre um período de atenção para a segurança pública. Por isso, priorizamos atividades integradas, contando com essa soma de esforços para o êxito da ação”, explicou o delegado.    

O trabalho também dá ensejo à tradicional operação “Natal Seguro”, que conta com ações específicas para a malha central e outras áreas comerciais de Suzano, a fim de assegurar mais tranquilidade aos clientes e comerciantes empenhados nas vendas de Natal. De acordo com o Tenente Dirceu Oliveira, neste ano, a atividade deverá ser reforçada com o efetivo em preparo no batalhão-escola. “Estamos com mais 60 agentes na nossa formação de soldados. Esse grupo deverá contribuir nas operações de Natal e também de Ano Novo, com foco na prevenção a roubos, furtos e também na perturbação do sossego, por meio do combate a pancadões”, detalhou.

Já o subcomandante da GCM, André Silva, destacou que a corporação está à disposição no que for preciso. “Neste período, estaremos com quatro equipes exclusivamente dedicadas à ‘Operação Suzano’, dando suporte à atuação da Polícia Militar nas ruas, sobretudo na abordagem a veículos e garupas suspeitas. Para isso, contamos também com os grupos especiais da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e da Ronda Ostensiva Motorizada (Romo), além do Canil e da nossa Patrulha Maria da Penha, que seguem em atuação para levar mais segurança às famílias suzanenses”, disse.             

O prefeito Rodrigo Ashiuchi parabenizou a ação conjunta e reforçou a importância da união pela segurança e bem-estar da população. “A nossa administração segue investindo em estratégias de aprimoramento da segurança, em parcerias com as forças policiais, por meio de análises e reuniões periódicas. Também contamos com a nossa Central de Segurança Integrada (CSI), que já auxiliou em inúmeros casos. Desde o ano passado contamos com as motos da Romo, que garantem atendimentos mais ágeis, e neste ano também conquistamos 44 novas armas para a nossa GCM. Seguimos firmes, trabalhando pelo bem de todos os cidadãos honestos, pais e mães de família da nossa cidade”, acrescentou.