sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Suzano registra 10 mil aplicações contra a Covid-19 nesta semana

Atendimento será realizado de segunda a quinta-feira (de 25 a 28/10), das 8 às 15 horas

22 outubro 2021 - 22h06Por de Suzano
A Secretaria Municipal de Saúde encerrou a semana com o registro de 10.149 aplicações da vacina contra a Covid-19 em Suzano. A segunda dose continua sendo a mais procurada nos postos de saúde, representando mais da metade do total de demandas atendidas entre segunda e sexta-feira nas salas de vacinação da cidade. Na próxima semana, o atendimento segue normalmente, das 8 às 15 horas, exceto na sexta-feira (29/10) quando o município estabelece o ponto facultativo em comemoração ao Dia do Servidor Público (28/10). 
 
Do total de aplicações ao longo dos últimos cinco dias, 838 foram na primeira dose, 6.619 na segunda e 2.692 na terceira aplicação de reforço. O avanço da semana reflete nos índices totais do município, que chega a 96,70% da população acima de 12 anos vacinada com pelo menos a primeira dose, sendo 236.708 pessoas contempladas. Quanto à imunização completa, Suzano contabiliza 166.042 munícipes com o processo concluído, o que representa 70,14% do total de imunizados. Outros 8.918 já receberam a terceira aplicação de reforço. 
 
O atendimento nesta semana será excepcionalmente de segunda a quinta-feira, devido ao remanejamento do ponto facultativo do Dia do Servidor Público (28/10) para sexta-feira (29/10). Os postos de Saúde garantem a oferta das três aplicações, sendo que a primeira dose está disponível para qualquer pessoa com 12 anos ou mais e a segunda dose é aplicada conforme aprazamento estipulado no cartão de vacinação adquirido na primeira etapa.
 
Já a terceira aplicação de reforço continua tendo como público-alvo os profissionais de saúde atuantes e idosos maiores de 60 anos que receberam a segunda dose há seis meses ou mais e as pessoas imunossuprimidas que concluíram a imunização há 28 dias ou mais. Os requisitos para cada público podem ser conferidos no site oficial da Prefeitura de Suzano (www.suzano.sp.gov.br). 
 
De acordo com o chefe da pasta, Pedro Ishi, o trabalho de imunização em Suzano continua intenso à medida em que a secretaria também intensifica as ações da Atenção Básica no município. Pedro explicou que o momento é de retomada do tempo perdido ao longo deste período de pandemia. “A Saúde suzanense passou 2020 focada no combate à pandemia e boa parte de 2021 voltada à vacinação. Isso teve que ser prioridade para que pudéssemos salvar vidas e frear o avanço de novos casos. Agora conseguimos trabalhar com mais tranquilidade em demais áreas, como a Atenção Básica, que nunca parou, mas foi impactada”, afirmou.
 
Entre as principais ações da diretoria está a estratégia de mutirões de exames, como papanicolau e eletrocardiograma, por exemplo. Inclusive, neste sábado (23/10), Suzano terá cinco postos de Saúde abertos para uma programação especial de atendimento voltado à saúde da mulher, em alusão à campanha Outubro Rosa. 
 
O objetivo será discutir a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama junto às mulheres suzanenses. Parte dos serviços será à livre demanda, sem a necessidade de agendamento. 
 
As atividades devem acontecer das 8 às 16 horas nos seguintes postos: Unidade Básica de Saúde (UBS) Stelina Maria Barbosa (Rua Maria do Carmo Borges Lingeard, 125 – Miguel Badra Alto), UBS Alzira Pereira Mayer (Rua Manoel Honorato dos Santos, 301 – Jardim Alterópolis), UBS Palmeiras (Rua Crispim Adelino Cardoso, 157 – Recanto Feliz), UBS José Mariano de Souza Coutinho Jr. (Rua Assembleia de Deus, 479 – Jardim Colorado) e na UBS do Jardim Monte Cristo, que também será inaugurada na avenida Cachoeira, nº 70, às 10 horas deste sábado.