terça 16 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 16/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Suzano registra 12 ocorrências de pichações em 2020

GCM possui equipe exclusiva para combater este tipo de crime no município

23 janeiro 2021 - 19h30Por Thiago Caetano - de Suzano
Pelo menos 12 ocorrências de pichações em Suzano foram atendidas pela Prefeitura em 2020. A prática é combatida por uma equipe exclusiva da Guarda Civil Municipal (GCM), segundo informou a Secretaria de Segurança Cidadã da cidade. Os agentes realizam fiscalização em locais considerados como potenciais pontos de depredação como viadutos, portas de comércios, imóveis desocupados e lugares altos de difícil acesso. As ações dos pichadores ocorrem preferencialmente nas madrugadas. 
 
Ainda segundo a pasta, em caso de flagrante, o pichador é preso e encaminhado para uma autoridade de plantão da Polícia Civil do município, onde as providências serão tomadas. O indivíduo pode responder por crime ambiental, vandalismo, dano ao patrimônio público, entre outros. O pichador também pode pagar uma multa em cerca de R$ 5,5 mil. 
 
Os casos são direcionados ao Departamento de Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Suzano, que fará os procedimentos administrativos necessários. Caso o infrator seja menor de idade, os pais ou responsáveis são acionados, ficando à disposição da justiça. Em outubro, a GCM informou que realiza, em média, dois a três flagrantes por mês na cidade. A Guarda Civil também conta com o apoio da Central de Segurança Integrada (CSI), que também monitora os atos de vandalismo no município.