Envie seu vídeo(11) 97569-1373
sexta 25 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/09/2020
ÚNICCO POÁ
Pmmc Sarampo
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
PMMC COVID SAÚDE
Suzano

Suzano registra 48 casos de Aids neste ano, aponta Secretaria de Saúde

18 OUT 2015 - 07h00
Neste ano, a Secretaria de Saúde de Suzano já registrou 48 novos casos de Aids no município, média de aproximadamente seis casos diagnosticados por mês. O número é referente ao período de janeiro a agosto. Em 2014, Suzano teve 74 novos casos diagnosticados, 6,16 registros computados por mês, no período de janeiro a dezembro. Além disso, são 903 pessoas realizando o tratamento contra a doença.

O número de portadores do vírus teve crescimento desde o início do ano. No primeiro quadrimestre, de janeiro a abril, a Secretaria computava cinco casos confirmados de Aids no município. Já no segundo quadrimestre do ano, ou seja, de maio a agosto, eram cerca de sete casos diagnosticados por mês. Neste ano já ocorreram oito mortes em decorrência da Aids em Suzano.

Segundo a Secretaria de Saúde, o município conta com um serviço ampliado para o diagnóstico de pessoas com HIV. Todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade contam com testes rápidos para fazer o diagnóstico de HIV e após a confirmação da doença, o paciente é encaminhado ao Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), localizado na Avenida Marques Figueira, 679, no Centro de Suzano.

Também como forma de identificar portadores do vírus HIV, a secretaria organiza a campanha Fique Sabendo, em que profissionais orientam sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e realizam teste rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

 

ENTENDA A DOENÇA

A Aids, do inglês "Acquired Immunodeficiency Syndrome", ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Sida), é uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos. Entre os sintomas iniciais podem ocorrer candidíase oral, cansaço, diarreia, febre, transpirações noturnas e perda de peso. Desde o início da epidemia, em 1980, até junho de 2012, o Brasil contabilizou 656.701 casos de Aids, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde.
 

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias