sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Suzano se reúne com Sebrae e FGV para discutir implantação de projeto

Tema da reunião foi a implementação do projeto Articuladores Regionais; trabalho quer discutir políticas públicas

23 junho 2021 - 22h45Por de Suzano
A Prefeitura de Suzano se reuniu nesta quarta-feira (23) com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de São Paulo e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Projetos. O encontro foi realizado para discutir políticas públicas voltadas ao empreendedorismo, de forma a fortalecer o segmento no município.
 
A reunião aconteceu no Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, onde o prefeito Rodrigo Ashiuchi e o chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo, receberam a assessora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Helioze Campos; a gerente do Escritório Regional do Sebrae no Alto Tietê, Gilvandra Figueiroa; e o articulador regional da FGV, Jeferson Gomes.
 
Na ocasião, os presentes discutiram os detalhes acerca da possível implementação do projeto Articuladores Regionais, iniciativa promovida pelas duas entidades que tem como objetivo apoiar municípios no estímulo ao empreendedorismo.
 
Na oportunidade, foi apresentada a primeira fase das ações, com propostas voltadas para quatro pontos estratégicos de atuação. O primeiro deles seria a inclusão produtiva, com enfoque em traçar planos de ação para fortalecer as cooperativas e associações locais. O segundo seria focado em aprimorar a gestão de compras públicas. Já o terceiro tópico contemplaria a desburocratização e a melhoria do ambiente de negócios, facilitando os processos de abertura, regularização, licenciamento e fechamento de empresas, por exemplo.
 
Por fim, a proposta ainda aborda a governança, com mapeamento técnico da região, o que forneceria maior entendimento do cenário geoeconômico por meio de levantamentos temáticos. A medida otimizaria a tomada de decisões do poder público, que seria capaz de direcionar esforços de forma mais eficaz para estimular o empreendedorismo na cidade.
 
O projeto ainda contempla uma segunda fase, que prevê um futuro encontro com representantes dos demais municípios da região para formalizar o projeto, momento onde serão apresentadas outras ações conjuntas. A FGV Projetos é responsável por toda a articulação e acompanhamento da iniciativa, em parceria com o Escritório Regional do Sebrae no Alto Tietê.
 
Ashiuchi destacou a importância da iniciativa, que propõe ações estruturadas e colaborativas de incentivo ao empreendedorismo. Segundo ele, a administração municipal está comprometida em buscar e implementar soluções para fomentar a produtividade dos empresários locais e, com isso, ampliar o desenvolvimento econômico da cidade. 
 
“Já temos uma parceria de longa data com o Sebrae, com o qual promovemos com frequência capacitações para o público que já empreende ou que deseja se inserir neste segmento. As propostas apresentadas são extremamente relevantes e daremos prosseguimento ao diálogo com as entidades, que têm um trabalho excepcional no apoio às micro e pequenas empresas”, concluiu.