quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Suzano sugere manutenção de ala do HC para atendimento pós-pandemia

Anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, após solicitação do prefeito Rodrigo Ashiuchi

02 agosto 2021 - 21h54Por de Suzano
O Hospital Auxiliar das Clínicas (HC) de Suzano poderá abrir seu atendimento à população do município e do Alto Tietê. Isso porque, após solicitação do prefeito Rodrigo Ashiuchi, o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, anunciou que vai estudar a possibilidade de dar continuidade ao atendimento na ala que hoje abriga os pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19). A novidade foi compartilhada nesta segunda-feira (02/08), durante celebração de 93 anos do Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, em Jundiapeba.
 
Com a presença do deputado estadual André do Prado e do secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, Ashiuchi tratou com Gorinchteyn sobre a importância da continuidade do atendimento médico no HC. “O complexo hospitalar está pronto, sendo referência em imagem, e tem uma ala completa, que foi feita pelo Estado com apoio do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê). Acredito que há grandes possibilidades para a continuidade no atendimento, abrigando, em um cenário de pós-pandemia, as pessoas acamadas. Inclusive, na oferta de cirurgias e de tratamentos eletivos”, explicou. 
 
O prefeito suzanense sugeriu ainda a criação de um complexo de saúde no local, com a criação de um “Hospital-Dia”, que é uma unidade de semi-internação, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, de 8 às 16 horas, com capacidade para 30 usuários; de Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que é um centro ambulatorial de diagnóstico e orientação terapêutica de alta resolutividade em especialidades médicas, com ênfase nas necessidades da rede básica; entre outros. 
 
O representante do governo do Estado, por sua vez, declarou que a Saúde de São Paulo já está estudando a viabilidade do atendimento à população de Suzano e do Alto tietê. “Com a solicitação, vamos estudar a melhor forma de seguirmos com o recebimento de pacientes após a pandemia e a abertura de novos equipamentos no local”, destacou.
 
Todas as tratativas do HC foram feitas nesta segunda-feira, durante a celebração de 93 anos do Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, que assumiu papel fundamental no enfrentamento da Covid-19 na região. Na ocasião, o chefe do Executivo suzanense esteve acompanhado de diversas autoridades públicas para parabenizar a história e o trabalho realizado no complexo, uma referência nacional no tratamento de pacientes de longa permanência.
 
Ainda houve um ato em respeito aos profissionais que atuavam no hospital e faleceram em decorrência do novo coronavírus. Como parte das homenagens, as alas da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) foram nomeadas. A adulta agora se chama Dr. Ricardo Harada e a infantil, Dr. Onofre Zambuzzi.
 
O centro médico conta com ampla estrutura, dispondo de unidade asilar, área de infectologia, ambulatório de especialidades e leitos de UTI em alas crônica, adulta e pediátrica. Para atender todo o seu público, existem mais de 850 profissionais multidisciplinares atuando no local. 
 
Em abril, o hospital recebeu leitos de UTI e enfermaria destinados para o atendimento de pacientes diagnosticados com Covid-19, graças à parceria do governo do Estado com o Condemat. Esta medida possibilitou a implantação de um novo sistema de oxigênio, capacitando a unidade para receber os casos da região. Recentemente ainda houve o início do atendimento de recuperação pós-Covid-19, prestando suporte às vítimas da doença.

Deixe seu Comentário

Leia Também