sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Balanço

Suzano tem 31,1 mil eleitores filiados a partidos políticos

Petistas são a maioria, com 16,2% do total de filiados na cidade, aponta levantamento do TSE

16 agosto 2018 - 00h01Por Marília Campos - de Suzano
Em Suzano, pelo menos 31.115 pessoas são filiadas a partidos políticos, segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Deste total, 16,2% são filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT), que representa a maioria na cidade. 
 
Grupo
 
O grupo é seguidos pelos pedetistas, pertencentes ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), com 8,4%. Já os mdebistas têm a terceira maior representatividade, com 7,9% filiados ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). 
 
Dos 35 partidos políticos existentes no Brasil, 34 têm filiados em Suzano, apenas o Partido da Causa Operária (PCO) não tem representantes no município.
O Partido da República (PR), partido do prefeito suzanense Rodrigo Ashiuchi, é o quarto maior na cidade, com pouco mais de 2,3 mil filiados. 
 
Já o PSDB, PP, PTB, e DEM têm representatividades que variam de 5,5% a 6,8% no município. 
Entre os menos populares, destacam-se os partidos Rede, Novo, PCB, PMB, PSTU, Patriota, PTC, PSOL, PRTB, PPL, Pros e Podemos, todos com menos de 1% do total de filiados em Suzano. 
 
Perdas
 
Os partidos também registram altos índices de perdas de seguidores, que são as pessoas que decidiram se desfiliar ou cancelar as participações no grupo. A maior redução de filiados em Suzano ocorre no Partido Comunista Brasileiro (PCB), sendo que 11 pessoas desistiram do apoio e atualmente apenas oito integram as ações. 
 
O Partido Comunista do Brasil (PC do B) também perdeu pelo menos 57,3% da adesão, em comparação ao atual índice de participantes. Acima de 40% de perda ainda estão o PRTB, PTC, Patriota, MDB, PSL e Avante. 
 
Abaixo de 20% de perda de seguidores na cidade aparecem o PT, PDT, PTB, PP, PPL, PSC, Pros, SD e PMB. Ao todo, 8.335 pessoas deixaram de participar dos 34 partidos em Suzano, o que representa uma queda de 26,7% em comparação ao atual índice de filiados no município.