Envie seu vídeo(11) 97569-1373
domingo 27 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 27/09/2020
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
ÚNICCO POÁ
Pmmc Sarampo
PMMC COVID SAÚDE

Suzano tem mais de 2,7 mil inspeções de suspeitas de fraude de energia

20 AGO 2016 - 08h00

Suzano recebeu 2.798 inspeções no primeiro semestre deste ano por suspeita de fraude na rede de energia. Com o trabalho, 1.829 MWh foram recuperados. A cidade teve o terceiro maior número de inspeções da região. Em oito cidades do Alto Tietê foram realizadas 17.961 fiscalizações, o que resultou em 13.385 de energia recuperada, quantidade suficiente para atender uma cidade de 73 mil habitantes por um mês.

O balanço foi divulgado ontem pela EDP Bandeirante, concessionária responsável pelo fornecimento de energia. De acordo com a assessoria de imprensa, as fiscalizações são feitas por equipes técnicas que possuem treinamento específico para identificar irregularidades no medidor ou qualquer anormalidade na rede. A fraude no sistema de energia pode trazer prejuízos no abastecimento e até mesmo colocar em risco a vida da população.

"As fraudes também trazem prejuízos financeiros, e não apenas para a concessionária. Os próprios clientes são lesados, já que a tarifa do consumidor abrange parte das perdas elétricas da Distribuidora, e o custo da energia usada irregularmente é parcialmente repassado a todos os usuários regulares da rede", explica o Relações Institucionais da EDP, Marcos Scarpa.

A detecção de fraudes acontece de duas formas: por meio de inspeções direcionadas por modelos estatísticos computacionais, que têm como foco identificar irregularidades no sistema de medição de energia; e a retirada de ligações irregulares, feitas diretamente a partir da rede de distribuição, que ficam visíveis às equipes de campo.

NÚMEROS DA REGIÃO

Entre as oito cidades do Alto Tietê abastecidas pela concessionária, Mogi das Cruzes recebeu o maior número de inspeções: 5.116, com 2.115 MWh de energia recuperada. Itaquaquecetuba registrou o segundo maior número de fiscalizações (5.022), mas teve a maior quantidade de energia recuperada da região, com 6.910 KWh. O menor número de inspeções foi feita em Guararema, com 421 (veja quadro completo ao lado).

DENÚNCIAS

As fraudes ou furtos de energia são considerados crime, previsto no Código Penal Brasileiro. A população pode denunciar as ligações irregulares por meio da Agência Virtual, www.edpbr.com.br, Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 721 0123, que funcionam 24 horas e com ligação gratuita ou se dirigir até uma das agências de atendimento presencial. O sigilo é total, e a inspeção, realizada de forma urgente.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias