A sétima edição do Programa Municipal de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos - promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Diretoria de Agronegócios, em parceria com a Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (Adiaesp) - será realizado no próximo hoje. A ação acontecerá das 8h30 às 12 horas, na Associação Fukuhaku, localizada da Rua Alberto José Pereira, 90, Vila Ipelândia, no Distrito de Palmeiras.
A atividade tem como objetivo facilitar o trabalho dos produtores de Suzano e região para que os mesmos não precisem se deslocar até a central de recolhimento de embalagens vazias de produtos agrotóxicos, localizada em Biritiba Mirim.
Grande parte do material recolhido é reutilizável, como por exemplo, são transformadas em canos corrugados para proteger fios elétricos na construção civil. Esta iniciativa contribui também para a sustentabilidade e saúde humana.
AGRICULTORES
Os agricultores trabalham com o ano agrícola, formado por um ciclo de recolhimento para que não haja acúmulo dos produtos. Ou seja, os materiais são recolhidos na primavera e no verão, e o descarte adequado ocorre no meio do outono, isto é, no primeiro semestre, em maio. Já os itens recolhidos no outono e inverno, são retirados na primavera, no segundo semestre, em novembro.
Todo o material recolhido é levado para a sede da Adiaesp, em Biritiba, onde a mesma fará sua condução a uma empresa de reciclagem autorizada para esse tipo de material. A estimativa é de que sejam recolhidos cerca de 900 quilos de vasilhames de agrotóxicos e fertilizantes.