Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quinta 22 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 22/10/2020
Pmmc Sarampo Outubro
SOUZA ARAUJO
ÚNICCO POÁ
PMMC OUT ROSA
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Suzano vai ganhar 30 novas câmeras e micro-ônibus com videomonitoramento

10 OUT 2015 - 08h01

Suzano vai ganhar equipamentos para reforçar a segurança. Entre eles estão 30 novas câmeras, um micro-ônibus com videomonitoramento, duas viaturas e 10 motos. A informação foi confirmada ontem pela Prefeitura, durante um evento realizado para comemorar o Dia Nacional da Guarda Civil Municipal (GCM), comemorado hoje. A cerimônia contou com a presença de mais de 100 pessoas.

Atualmente tem 24 câmeras de monitoramento em funcionamento, espalhadas por diversos pontos da cidade. A previsão é de que este número passe para 54. Os equipamentos serão adquiridos por meio de um convênio com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). O Parque Municipal Max Feffer, que tem sido alvo constante de vandalismo, será um dos pontos beneficiados.

"As novidades são a chegada de uma van e a licitação de oito motos, e em breve receberemos por meio de convênios e projetos firmados com o Ministério da Justiça, um micro-ônibus adaptado com equipamentos de videomonitoramento, com alcance de até 500 metros. O convênio também prevê a entrega de mais duas viaturas e duas motos", disse o secretário de Defesa Civil e Social, Clovis Paoletti.

Segundo a administração, anteriormente a GCM possuía apenas quatro veículos. Em 2015, mais dez viaturas foram incorporadas à frota. Para se ter uma ideia, em 2012, houve um total de 1.749 atendimentos. Em 2013 e 2014, o total de ocorrências atendidas subiu para uma média de 3.740 por ano. Já em 2015, até o momento, o número de ocorrências atendidas chega a 3.090.

GCM

Como um agente de segurança pública do Estado com função policial, o Guarda Municipal atua de forma a fiscalizar e aplicar a lei. Ele deve impor, manter ou restaurar a ordem pública e pode conduzir suas ocorrências até o Distrito Policial (DP).

O trabalho principal da Guarda Civil Municipal é a realização do policiamento preventivo. Para isso, são utilizadas diversas modalidades: Policiamento Fixo (em pontos estratégicos e eventos), Patrulhamento Motorizado, Canil, Grupo de Proteção Ambiental (que atua em áreas rurais), Patrulha Maria da Penha (destaque na proteção de mulheres vítimas de violência doméstica) e Ronda Escolar.

Os equipamentos públicos também recebem o apoio da GCM, como escolas, creches e unidades de saúde. Os resultados do policiamento preventivo são progressivamente positivos. Já foram realizadas inúmeras prisões por roubo, furto, tráfico de drogas, estelionato, receptação, estupro, procurados pela Justiça, crimes ambientais e outros tipos de ocorrências.

História

Em Suzano, a Guarda Civil Municipal teve sua origem em 1963, com a criação da Guarda Noturna Municipal. Em 1969 foi criada a Guarda Municipal. Houve uma reestruturação em 2003, quando a corporação passa a ser denominada Guarda Civil Municipal de Suzano.

Atualmente a Guarda inicia a elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública, a ser discutido também com as outras forças policiais instaladas no município. O objetivo é melhorar a integração entre as instituições e proporcionar aos cidadãos maior sensação de segurança e diminuição nos índices criminais.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias