Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quinta 22 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 22/10/2020
ÚNICCO POÁ
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
Reisinger Ferreira
PMMC MULTI 2020
PMMC OUT ROSA

Suzano vai notificar donos de terrenos baldios para combater a dengue

23 JAN 2016 - 07h01

Para combater a disseminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, a Prefeitura começou a notificar os donos de imóveis vazios, como terrenos baldios, para que a limpeza e manutenção das áreas sejam feitas e, assim, se evite a proliferação dos criadouros. A ação faz parte de uma série de medidas apontadas pelo Comitê Intersetorial de Combate a Dengue, instituído pela municipalidade.

Segundo o secretário-adjunto de Saúde, Romero Lima, a administração visa trabalhar em conjunto com a sociedade civil e para isso vai desenvolver neste mês a campanha "Prefeitura e População Unidos Contra a Dengue". "As ações partem da Prefeitura e passam por todas as secretarias. Mas para que tenhamos resultado precisamos do apoio da população. Hoje, 90% dos focos de dengue estão dentro das residências. Suzano possui mais de 110 mil casas em uma extensão territorial de mais de 200 mil quilômetros quadrados, então é difícil fiscalizar tudo se não houver parceria com os habitantes", pontua.

Romero destaca que uma das estratégias de combate é fazer mutirões e levar a conscientização à população. Durante as ações haverá parceria com funcionários das Unidades Básicas de Saúde (UBS), guardas mirins e atiradores do Tiro de Guerra (TG). Panfletos amarelos com um check list serão entregues e por meio das marcações as pessoas poderão controlar as vistorias.

Além disso, a pasta também reviu a estratégia de enfrentamento e os bairros de maiores incidências dos casos de dengue, em 2015, terão atenção redobrada neste ano. "Espaço que tiverem entulhos entrará no cronograma de limpeza da Prefeitura, ao mesmo tempo faremos a ação de recolha e reciclagem de pneus. É preciso que a população perceba que este é um problema de todos", frisa.

AÇÕES

Na próxima quinta-feira, a Prefeitura dará, às 14 horas, no Auditório Doutor Armando de Ré, uma capacidade para multiplicadores. A iniciativa visa instruir servidores públicos e sociedade civil para orientar outras pessoas. No dia seguinte, será o Dia D de Combate a Dengue. Nesta data, todas as UBSs da cidade farão passeatas no entorno das unidades para orientar os usuários e um material educativo será entregue a população.

A Secretaria de Educação também realizará neste semestre o projeto Agente Mirim. Segundo o diretor da Vigilância Epidemiológica, Carlos ferreira de Aguiar Junior, o foco é a união. "Para que todos combatam a proliferação do mosquito e assim possamos diminuir os índices. No Estado, o maior alerta está para o número de mortes por dengue, 450 casos somente no ano passado. Queremos diminuir as ocorrências, controlar os criadouros e a solução está na prevenção", conclui.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias