quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Suzano volta a pedir agilidade ao DAEE para limpeza de rios

Será articulada agenda no Ministério de Desenvolvimento

21 outubro 2020 - 21h43Por de Suzano
O prefeito Rodrigo Ashiuchi participou de uma audiência com o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Francisco Eduardo Loducca, na noite desta quarta-feira (21/10), em São Paulo. O objetivo foi tratar mais uma vez sobre o desassoreamento dos rios Tietê, Guaió e, especialmente, Jaguari, que chegou a transbordar após intensa chuva na região norte de Suzano nesta terça-feira (20/10). O encontro na capital paulista contou ainda com a participação do deputado federal Marcio Alvino e do deputado estadual André do Prado.
 
Na oportunidade, o chefe do Executivo pediu agilidade ao DAEE para solucionar esta questão que tanto aflige a vida de milhares de cidadãos em períodos chuvosos. “É urgente a necessidade de realização de trabalhos de desassoreamento em rios onde a competência da atuação é do governo do Estado. Por isso nos reunimos mais uma vez com o superintendente Loducca para reforçar o nosso apelo e, assim, evitar que tenhamos transtornos com alagamentos em nossa cidade”, disse Ashiuchi.
 
Na oportunidade, Loducca afirmou que está aprovado o desassoreamento dos rios Jaguari (1,3 quilômetro), na região norte, e Guaió (1,5 quilômetro), no Jardim Monte Cristo. O processo segue agora em tramitação para o início das intervenções. 
 
“A Prefeitura de Suzano tem feito a sua parte, com trabalhos preventivos de limpeza de córregos, bueiros e bocas de lobo, assim como com ações de conscientização das pessoas para que não descartem lixo e entulho de maneira incorreta e também com a elaboração de mais uma edição do Plano Verão. Pedimos esse apoio e tenho certeza de que o DAEE será sensível a nossa necessidade e realizará o quanto antes o desassoreamento tão esperado nesses rios”, finalizou o prefeito.
 
Além disso, Ashiuchi solicitou apoio aos parlamentares para manutenção e alteamento da ponte do Jardim Fernandes, que dá acesso a Itaquaquecetuba. O objetivo é aumentar passagem da água e evitar que lixo e outros detritos se acumulem e prejudiquem a vazão. 
 
O deputado federal Marcio Alvino, por sua vez, garantiu que vai articular uma agenda no Ministério de Desenvolvimento Regional para intermediar conquistas de investimentos para combate aos alagamentos na cidade. “O prefeito Rodrigo (Ashiuchi) e a cidade de Suzano podem contar comigo. Vamos já articular uma agenda junto ao Governo Federal para conquistar recursos. Junto ao deputado (estadual) André do Prado, vou acompanhar de perto essa situação, buscando agilidade no processo e um breve resultado”, concluiu Alvino.