terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Arte

Terminal Norte recebe novo mural do projeto Arte Pública

Iniciativa contou com a participação de seis artistas locais

25 janeiro 2022 - 11h20Por de Suzano

O projeto Arte Pública, da Secretaria de Cultura de Suzano, deu início no último sábado (22/01) a um novo mural na cidade, desta vez no Terminal de Transportes Urbanos Vereador Diniz José dos Santos Faria, o Terminal Norte.

A iniciativa, que contou com a participação de seis artistas locais, é uma parceria da prefeitura com a Radial Transporte, responsável pelo espaço, sendo produzida a custo zero para o Poder Público. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos nesta semana.


A lateral do ponto final dos coletivos municipais, que já estava recebendo reformas, agora contará com uma nova intervenção artística. A obra é realizada por Racil Saraiva, Niko Takaki, Ruy Guanaes, Ítalo Raphael, Vinicius Ripa e o Raça, todos grafiteiros da cidade. Quando estiver concluída, representará a diversidade de culturas que compõem a identidade suzanense, como as influências japonesas e nordestinas.


O prefeito Rodrigo Ashiuchi, o vice-prefeito e titular da pasta de Cultura, Walmir Pinto, e a responsável pelo projeto, a artista plástica Aline Baliberdin, acompanharam de perto o início das atividades. A medida é parte da nova revitalização do Terminal Norte, que teve início em setembro do ano passado junto a um grande pacote de melhorias urbanas anunciado pela administração municipal. 


O vice-prefeito explicou que o objetivo é fortalecer o sentimento de pertencimento e o orgulho de ser suzanense do grande contingente de pessoas que passam pelo local diariamente. Ele ainda destacou a importância do projeto na mobilização de grandes e potenciais grafiteiros do município para a composição de uma arte especial, com a cara de Suzano.

“O painel retrata culturas que fazem parte da formação da população, inclusive com menção aos trabalhadores rurais da cidade e a cultura urbana que nasce nas periferias. É um trabalho que dialoga com nossas raízes e está à disposição de todos para apreciação”, explicou.


O projeto Arte Pública já realizou intervenções em mais de 50 locais de Suzano desde 2017. Diversos espaços passaram a contar com obras de artistas plásticos e urbanos, como a Praça Cidade das Flores, a sede do Procon, o Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, a Escola Municipal Antônio Marques Figueira e, recentemente, o muro que cerca a linha férrea da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).


O chefe do Executivo parabenizou o sucesso da iniciativa, responsável por democratizar o acesso às artes plásticas e valorizar os artistas da cidade, que têm um potencial enorme e merecem o devido reconhecimento.

“Este é um projeto muito especial para o município, que tem levado a arte para onde o público está. Meus agradecimentos à Radial Transporte pelo diálogo constante e por mais esta parceria, que soma aos esforços para deixar nossa cidade ainda mais bonita. O mural está ficando lindo e tenho certeza de que a população vai adorar”, concluiu.

Deixe seu Comentário

Leia Também