Envie seu vídeo(11) 4745-6900
terça 13 de abril de 2021

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 11/04/2021
CENTRO MÉDICO
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
Magic City
São Paulo Secretaria da Educação
Cidades

Terreno com árvores derrubadas sofre descarte de lixo no Parque Maria Helena

Sujeira tem atraído bichos como baratas, ratos e até mesmo cobras

Por Thiago Caetano - de Suzano26 FEV 2021 - 14h14
Terreno com árvores derrubadas sofre descarte de lixo no Parque Maria HelenaFoto: Isabela Oliveira\DS
Um terreno com árvores derrubadas virou alvo de descarte de lixo no Parque Maria Helena, em Suzano. O local fica na Rua Koichi Yoshikawa. A sujeira tem atraído bichos como baratas, ratos e até mesmo cobras. 
 
O DS foi até o terreno e ouviu as reclamações dos moradores. Foi possível observar muito lixo no meio na via, na altura do cruzamento com a Rua São Vicente de Paula. Há também uma espécie de trincheira que termina apenas na Rua Adhemar Pereira de Barros. 
 
A própria população tentava cuidar da área, plantando árvores e até mesmo criando hortas, com o objetivo de melhorar a aparência e tornar o lugar uma área de lazer. 
 
Entretanto, segundo os moradores, as árvores foram derrubadas e um buraco aberto no local. 
Ubirajara Veras, morador do bairro, falou sobre o problema. 
 
“Queríamos fazer uma área verde, de lazer. Fizemos algumas plantações, mas derrubaram. Fizeram esse buraco onde tem muito lixo e não fizeram mais nada”, conta o morador. 
Também foi colocado cerca com o intuito de impedir o acesso ao terreno, mas também foram retiradas. 
 
“Nós mesmo fizemos essa cerca para limitar esse espaço para evitar que joguem lixo aí. Fizeram esse buraco e piorou. Deixaram desse jeito”, explica Rafael Francisco.
Outra moradora, Elane Corrêa contou muitas casas foram invadidas por ratos e às vezes aparecem cobras nas ruas. 
 
“É muito ratos entrando nas casas. Aparece cobra na rua e tem muita barata. Se fizessem algo no lugar, tudo bem, mas o problema é que não fizeram nada. Precisamos zelar pelo bairro em que moramos e pelo meio ambiente”, finalizou. 
 
Prefeitura
 
A Prefeitura de Suzano informou que fará manutenções no terreno e analisar outras medidas, que visam auxiliar na revitalização do espaço ou “na destinação para alguma finalidade”. 
O objetivo é inibir o descarte irregular de lixo. Ainda segundo a Prefeitura, o terreno é de administração municipal.
 
A Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos ressalta que realiza serviços de limpeza na área periodicamente, no entanto, os problemas seguem ocorrendo. 
 
As denúncias podem ser feitas na Ouvidoria Municipal, pelo telefone 0800 774 2007 ou através do e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br. O Departamento de Fiscalização de Posturas também recebe as denúncias pelo telefone: (11) 4745-2046. 
 
Multa
 
O Código de Posturas de Suzano prevê multa de R$ 739,80, caso o indivíduo seja flagrado praticando o descarte irregular de lixo. Caso a prática seja em área particular, o dono também será notificado.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias