terça 16 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 16/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Transporte de Suzano destaca ações voltadas para o fortalecimento do trânsito na cidade

Reforço nas sinalizações e iniciativas de conscientização marcaram os oito primeiros meses da pasta

24 setembro 2021 - 16h40Por de Suzano

Em razão do Dia Nacional do Trânsito, comemorado neste sábado (25), a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Suzano realizou um balanço de seus primeiros oito meses de atuação em 2021. Com resultados promissores, os destaques ficam para o reforço e a manutenção da sinalização na cidade, com pintura de faixas de pedestre, substituição de placas de trânsito, entre outras ações.

As equipes da pasta trabalham diariamente por Suzano promovendo serviços de melhoria para as vias públicas, de forma a beneficiar pedestres e motoristas com mais segurança. Ao longo dos últimos meses, eles estiveram por diversos bairros cumprindo a renovação das sinalizações horizontais, como faixas de pedestre, guias, lombadas, rotatórias, pontos de carga e descarga, entre outras demarcações. A medida beneficiou 470 ruas do município. Em paralelo a estas ações, também houve troca e manutenção de 162 placas de trânsito por todas as regiões.

Suzano ainda integrou o Movimento Maio Amarelo, unindo esforços com o Observatório Nacional de Segurança Viária para promover empatia, respeito e responsabilidade entre motoristas e pedestres. A campanha contou com ações nas plataformas digitais e peças publicitárias de conscientização espalhadas por estabelecimentos físicos e pela internet, para levar informação a toda a sociedade.

Outro destaque ficou por conta da instalação de 468 novas placas toponímicas, que identificam as ruas e locais públicos. Entre as comunidades beneficiadas estão Cidade Edson, Jardim Imperador, Cidade Cruzeiro do Sul, Jardim São Luiz, Recanto São José e centro. Aliada à substituição, os agentes municipais fazem a limpeza de postes e muros, retirando cartazes, pôsteres e placas irregulares, medida que contribui para a preservação dos espaços.

Além disso, 80 rampas de acessibilidade passaram por revitalização em Suzano, com reformas estruturais e reforço da sinalização. Elas garantem mais segurança e livre movimentação às pessoas com dificuldade de locomoção ou de visão. Nos últimos dois anos, mais de 240 novas rampas foram construídas na cidade entre a região central e outras comunidades.

Neste período de oito meses, também houve reforma de 60 pontos de ônibus, com pintura, limpeza e manutenções gerais. Para proteger os cidadãos do Sol e da chuva enquanto aguarda o transporte público, cinco novas estruturas também foram implantadas na cidade para benefício da população.

O secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo, ressaltou a importância destas medidas para fortalecer o trânsito na cidade. Ele ainda destacou os trabalhos da Operação Tapa-Buraco, que segue atuante pelos bairros, promovendo a recuperação asfáltica das vias da cidade. Segundo balanço da pasta, mais de 1,5 mil metros quadrados de área receberam reparo neste ano, compreendendo inúmeros bairros.

“Temos um trabalho sério em Suzano para oferecer as melhores condições de trânsito possíveis à população e, com isso, garantir uma circulação tranquila e segura aos motoristas e pedestres, tanto nos bairros como na região central. Estas intervenções são parte de políticas públicas voltadas para a segurança no trânsito e a preservação da vida, sendo essenciais para zelar pela integridade dos cidadãos. Em contrapartida, precisamos do apoio e conscientização de todos para respeitar as diretrizes no tráfego e seguir as condutas adequadas. Só assim, com o compromisso de todos, construiremos um trânsito cada vez melhor em Suzano”, concluiu Galo.