sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Conscientização

UBS Colorado promove ação lúdica com crianças durante a imunização

Concurso de desenhos ocorreu no último sábado (16) e levou os 26 participantes a refletirem sobre a importância das vacinas

21 outubro 2021 - 16h16Por de Suzano

A Secretaria de Saúde de Suzano promoveu no último sábado (16) um intensivo de multivacinação por toda a cidade, o “Dia V”. A medida foi voltada para regularizar a situação vacinal do público infantil e de adolescentes de até 15 anos de idade. Como forma de conscientizar as crianças, a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Mariano de Souza Coutinho Junior, no Jardim Colorado, realizou uma ação lúdica com aqueles que foram se imunizar.

A ocasião foi marcada por um concurso de desenho, que despertou o interesse e o entusiasmo de 26 crianças da região, que foram até a unidade acompanhadas dos pais. A proposta foi representar o que a vacina significa na vida de cada uma delas. Após a aplicação, elas puderam brincar e confeccionar a atividade. A iniciativa foi uma ideia da própria equipe da UBS, que se organizou para receber as crianças e disponibilizar lápis, papel e outros materiais para colorir.

Muitas das produções abordaram temas como os laços familiares, uma vida mais alegre e até mesmo a figura do Zé Gotinha, garoto-propaganda do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e personagem icônico da cultura brasileira. Na última segunda-feira (18), as autoras dos três melhores desenhos foram chamadas de volta à unidade para serem homenageadas.

O titular da pasta, Pedro Ishi, parabenizou todos os servidores municipais da UBS pela atitude exemplar, que deu protagonismo às crianças neste momento tão importante e, de forma lúdica, valorizou a imunização. “Conscientizar os pequenos sobre o impacto das vacinas em suas vidas pode trazer resultados muito importantes a longo prazo, inclusive quando forem adultos, com avanços na cobertura vacinal. Temos uma luta constante para erradicar uma série de doenças, e este trabalho tem salvado a vida de muitas crianças e adolescentes”, concluiu.

A Campanha de Multivacinação segue ativa por todos os 24 postos de saúde da cidade de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, com previsão de encerramento no dia 29 de outubro. Para participar, basta os pais ou responsáveis acompanharem os menores e apresentarem documento original com foto e caderneta de vacinação. Em caso de perda da carteirinha, a recomendação é buscar a unidade em que a criança foi imunizada pela última vez para solicitar a segunda via ou consultar a situação.

A iniciativa conta com 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças, entre elas sarampo, poliomielite e outras. A avaliação de quais doses precisam ser aplicadas, seja por causa de atrasos ou necessidade de reforço, fica por conta dos profissionais, que estão à disposição do público para orientar e tirar dúvidas.

Deixe seu Comentário

Leia Também