Envie seu vídeo(11) 97569-1373
domingo 20 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/09/2020
PMMC COVID SAÚDE
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
PMMC COVID LAR

UBS ganhará mais câmeras e alarme

03 FEV 2016 - 07h01

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Eduardo Nakamura, localizada no Miguel Badra Baixo, vai receber novos equipamentos de segurança. Entre eles, estão introdução de um alarme presencial e a ampliação do circuito de monitoramento interno e externo. Além disso, rondas da Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM) serão reforçadas. Tudo para por fim ao grande numero de ocorrências, que têm sido registradas no local. Só no mês de janeiro, a unidade de saúde foi invadida seis vezes. As medidas foram anunciadas ontem durante reunião realizada na UBS e contou com a presença dos secretário-adjunto da Saúde, Rometo Lima, secretário-adjunto da Defesa Civil e Social, Álvaro Dias Cunha, capitão Hiran, da Polícia Militar, o investigador Alexandre Odashima -, representante da Polícia Civil -, Laércio dos Santos, sub-comandante da Guarda Civil Municipal, e cerca de 30 moradores do bairro. Raphael Nunes Rocha, gestor de operações do Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (UNTS), empresa responsável por manter as Unidades Básicas de Saúde de Suzano, também esteve presente no local.

A última ação dos bandidos aconteceu no dia 29, às 17h30. As imagens do circuito interno do local mostraram cinco indivíduos, três deles aparentando menos de 15 anos, pulando o muro, quebrando janelas e entrando nas salas. Além do prejuízo com vidros quebrados, muitas vezes os invasores acabam levando objetos de pouco valor, mas que colocam todo funcionamento da UBS em risco.

"Não estamos lidando com bandidos, mas sim com vândalos. Uma unidade de saúde não tem tanta coisa de valor. Eles acabam levando o que encontram pela frente. Levam luvas, remédios, gazes. São coisas pequenas, mas que atrapalham muito a rotina de trabalho", falou Rocha.

Lima, citou que o principal objetivo da conversa foi destacar o que tem sido feito para coibir os delitos e também pedir apoio para a população. Segundo ele, os moradores próximos do local devem denunciar os crimes. "Estamos fazendo de tudo para reprimir e acabar com essas ações de vandalismo. Precisamos criar a consciência de que tudo se faz em parceria, inclusive a gestão da saúde e da segurança da unidade", falou Romero.

A aposentada Digelma Gonçalves afirmou que a Prefeitura teria que colocar um segurança no local. "Estão jogando a responsabilidade para a população. Aqui na UBS tem que ter um guarda 24 horas, é raro a gente ver a policia e a guarda civil fazendo rondas por aqui. Não temos nada aqui, estamos abandonados e agora eles querem que a gente ajude a fazer a segurança".

Reforço

O reforço de rondas da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal e a implantação de novos equipamentos de segurança serão exclusivos para a UBS do Miguel Badra Baixo. De acordo com Cunha, essa é a única unidade de saúde do município que tem sido alvo de bandidos e vândalos. "Nosso foco é acabar com o alto número de ocorrências registradas nessa unidade. No ano passado tivemos outros acontecimentos de furtos e depredações em outros pontos, mas já foi tudo superado", falou.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias