quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Um em cada 3 toma 1ª dose em Suzano; região soma meio milhão de aplicações

Suzano supera 100 mil aplicações e tem 77 mil imunizados com a 1ª dose, conforme levantamento da Prefeitura

22 junho 2021 - 05h00Por de Suzano
A “Virada da Vacina” em Suzano rendeu 19 mil novas aplicações do imunizante na cidade, elevando os índices para 77.107 pessoas já vacinadas com a primeira dose. O número representa pouco mais de 36% da população adulta do município, estimada em 212.044 habitantes. Ao todo, Suzano soma 103 mil aplicações, sendo que 26.749 vacinados já concluíram o ciclo com a segunda aplicação. Um novo cronograma de atendimento já foi disponibilizado e a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da adesão à segunda dose.
 
Para o chefe da pasta, Pedro Ishi, a última ação trouxe números expressivos ao superar a meta inicial em apenas 24 horas de operação. A experiência fez com que o município garantisse um imunizado a cada três adultos suzanenses. “Já temos pouco mais de 30% da população adulta vacinada com a primeira dose. Esse é um índice que comemoramos porque reflete o sucesso da ‘Virada da Vacina’, que veio justamente com o objetivo de assegurar a dose a quem é de direito, por meio do atendimento em horários alternativos a sete grupos prioritários. Seguimos com o nosso cronograma e não descartamos uma segunda megaoperação para agilizar a imunização e desacelerar o contágio pelo coronavírus na nossa cidade”, explicou.
 
Os próximos grupos contemplados no município serão os de pessoas maiores 46 anos, que serão atendidas nas próximas quinta e sexta-feira (24 e 25/06). Além desse público inédito, a oferta da vacina aos munícipes que fazem parte dos grupos anteriormente contemplados também continua. Assim como a aplicação da segunda dose a quem ainda não completou o ciclo.
 
O secretário reforçou a importância da segunda aplicação. “Ao concluir as duas etapas da vacinação, a expectativa é de uma resposta imunológica muito mais eficiente contra o vírus. A imunização é a nossa única arma contra a doença. Não podemos descuidar agora que temos vacina disponível. Já perdemos muito tempo e muitas vidas nesta pandemia. Além do uso obrigatório de máscaras e álcool em gel, e o respeito ao distanciamento social, a adesão à segunda dose é de extrema importância para sairmos dessa situação o quanto antes”, lembrou.
 
Cronograma
 
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na tarde desta segunda-feira (21/06) um novo cronograma de vacinação contra a Covid-19 para as próximas quinta e sexta-feira (24 e 25/06). As datas contemplam, respectivamente, as pessoas maiores de 48 e 46 anos, além dos demais grupos prioritários anteriormente beneficiados.
 
O atendimento nesses dois dias será descentralizado, com acolhimento no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido (rua Teruo Nishikawa, 570 – Jardim Gardênia Azul) e na Escola Municipal (E.M) Odário Ferreira da Silva (rua Valdir Dicieri, 305 – Jardim Belém), ambos no horário convencional, das 8 às 17 horas; bem como na Arena Suzano (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador), com horário estendido até as 19 horas. Já o sistema drive-thru, com entrada pela Avenida Brasil, será das 8 às 17 horas. 
 
O quadro com datas e orientações sobre a vacinação na cidade pode ser acessado pelo link bit.ly/CronogramaVacinaSuzano, disponível na página inicial do site www.suzano.sp.gov.br. Vale reforçar que cada grupo tem especificidades, sendo exigidos diferentes itens comprobatórios para cada situação, além da documentação de praxe estipulada para a primeira e para a segunda aplicação. 
 
Alto Tietê chega a meio milhão de aplicações somando duas doses de vacina na campanha
 
Uma em cada cinco pessoas já foi vacinada com a primeira dose contra a Covid-19 no Alto Tietê. No total, 547,2 mil doses já foram aplicadas na região, sendo que 396,9 mil pessoas já receberam a primeira dose. Os dados são da plataforma Vacina Já, do governo do Estado, e foram atualizados ontem (21).
 
Com uma população total estimada em 1,67 milhão de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de vacinados no Alto Tietê é de 23,7%. 
 
Isso quer dizer que, de cada 100 pessoas, ao menos 23 receberam a primeira dose do imunizante. Além disso, 150.296 pessoas já estão totalmente imunizadas com a segunda dose da vacina (8,99% do total da região). Ou seja: para cada 100 pessoas, 15 já passaram pelas duas etapas necessárias de vacinação.
 
Os dados são absolutos do Alto Tietê, mas se os números forem separados por município, sete deles têm, ao menos, um em cada quatro moradores vacinado com a primeira dose do imunizante. São cidades que passaram de 25% de vacinados. Estão nesta lista, por ordem de quantidade de imunizados, Salesópolis (32,1% das pessoas); Guararema (31,6%); Mogi das Cruzes (28%); Santa Isabel (27,2%); Biritiba Mirim (26,9%); e Arujá e Poá (ambas com 25,6% dos seus munícipes vacinados com a primeira dose).
 
O percentual total da região poderia ser superior aos 25% (de quatro pessoas, uma vacinada), mas o desempenho das três restantes impacta no número absoluto. 
 
Suzano tem 22,9% da sua população vacinada com a primeira dose. Em Ferraz, esse número é de 20,1% e, em Itaquá, de apenas 18,2%.
 
Exceção feita à Mogi das Cruzes, cidade mais populosa e que recebeu mais vacinas, o topo da lista de vacinados – proporcional à sua população - com a primeira dose é composto por cidades com populações menores. Salesópolis tem quase um terço de sua população já vacinada na primeira etapa. De 17,25 mil pessoas, 5,54 já receberam a vacina no braço. Guararema é outra cidade que superou os 30%. Dos 30,13 mil moradores, 9,54 já receberam o imunizante.
 
Importante destacar que os dados populacionais do IBGE não especificam a população por idade, podendo incluir pessoas menores de 18 anos que, pelo calendário de imunização, ainda não estão recebendo a vacina contra a Covid-19 na região. As doses estão sendo aplicadas apenas em adultos com ou sem comorbidades, e o calendário pode ser acompanhado no site vacinaja.sp.gov.br.

Deixe seu Comentário

Leia Também