quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Vacinação contra a Covid-19 em Suzano alcança 100% do público-alvo

Além disso, a aplicação da dose adicional em pessoas que receberam imunizante da Janssen está liberada a partir desta quinta

01 dezembro 2021 - 22h30Por de Suzano
Suzano alcançou nesta quarta-feira (01/12) a marca de 244.880 pessoas vacinadas contra o novo coronavírus (Covid-19) com ao menos uma dose. O número supera 100% do público apto estimado pela Secretaria Municipal de Saúde. A pasta ainda definiu para esta quinta-feira (02/12) o início da oferta da dose adicional àqueles que receberam o imunizante da Janssen.
 
De acordo com a estimativa da prefeitura, baseada em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade teria hoje 244.782 suzanenses com idade a partir de 12 anos, que é o público apto a se imunizar. Neste primeiro dia de dezembro, o “Vacinômetro” (vacinaja.sp.gov.br/vacinometro), plataforma oficial do governo do Estado, apontou que já houve 237.323 aplicações de primeira dose e 7.557 de dose única, totalizando 244.787 contemplados.
 
Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, o índice é um marco para a administração neste ano. “Sem dúvida, 2021 ficou registrado como o ano da vacina. Logo nos primeiros dias de janeiro, nos reunimos para traçar o plano de vacinação na cidade. Sabíamos da importância da operação e por isso não medimos esforços ao longo dos meses seguintes. Foram dias intensos na Arena Suzano e nos outros dois polos em Palmeiras e na região norte. É emocionante ver tudo o que transcorreu até aqui porque não foi um período fácil para ninguém. Hoje comemoramos, mas também nos solidarizamos profundamente com todas as famílias que perderam amigos e entes queridos para essa doença terrível”, disse.
 
O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, lembrou da relevância da campanha e agradeceu o empenho das equipes. “Acredito que foi um dos maiores casos de sucesso do SUS em Suzano. Engajamos a população, por meio de ações que mobilizaram toda a prefeitura e assim superamos o público estimado. Não há palavras suficientes para agradecer aos colaboradores da Saúde e também das demais pastas. É esse sentimento de união e respeito que queremos sempre fomentar na administração municipal”, afirmou Ishi. 
 
De acordo com o titular da pasta, a campanha segue em todos os postos e com uma novidade. A partir desta quinta-feira (02/12), o público que recebeu o imunizante da Janssen poderá tomar a dose de reforço. Neste momento, será utilizada a vacina da Pfizer.
 
A determinação ocorre concomitantemente às novas orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. A deliberação do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus também considera os repasses periódicos de imunizantes a Suzano.
 
“Zelamos sempre por decisões seguras e assertivas, de maneira a trabalhar com a realidade do nosso município. Até então, priorizamos a dose adicional para idosos, pessoas imunossuprimidas, profissionais da Saúde e, mais recentemente, aos profissionais da Educação e da Assistência Social. Agora, estamos aptos a dar um passo adiante e vamos ampliar o reforço”, explicou.
 
Para receber a dose adicional, basta o cidadão comparecer ao posto de saúde mais próximo e apresentar o cartão de vacinação e um documento original com foto. No caso das pessoas imunossuprimidas, ainda é preciso relatório médico ou receita de uso contínuo, assim como os profissionais de Saúde, da Educação e da Assistência Social devem ter comprovante de vínculo empregatício na área de atuação.