Envie seu vídeo(11) 4745-6900
quarta 10 de agosto de 2022

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 09/08/2022

Vacinação de crianças de 5 a 11 anos deve começar na segunda-feira na região

Expectativa é de que os imunizantes cheguem à região durante o fim de semana.

Por de Suzano14 JAN 2022 - 05h00
Expectativa é de que os imunizantes cheguem à região durante o fim de semanaFoto: Divulgação/Pfizer
As cidades da região se preparam para iniciar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos até segunda-feira.
A previsão é da Câmara Técnica de Saúde do Consórcio de Desenvolvimento de Municípios do Alto Tietê (Condemat).
 
A expectativa é de que os imunizantes cheguem à região durante o fim de semana. 
 
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.
 
Segundo o Condemat, cada município está adotando sua estratégia individual, respeitando suas particularidades. As datas e locais serão divulgados por cada município.
 
As cidades adotam estratégias individuais, respeitando suas particularidades. 
 
No entanto, diante das perspectivas de baixa quantidade de imunizantes que chegarão à região, os municípios pretendem utilizar a estrutura de saúde já adotada em cada município, evitando o deslocamento das equipes que estão desfasadas. Neste primeiro momento, até por conta da proximidade do início do ano letivo, as escolas não serão utilizadas para a vacinação.
 
Segundo o Condemat, todos os municípios seguirão o calendário estabelecido pelo Plano Estadual de Imunização (PEI) e farão a vacinação conforme o recebimento de doses.
 
Segundo a nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde, a ordem de prioridade na imunização será a seguinte: crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades; crianças indígenas e quilombolas; crianças que vivam em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19; crianças sem comorbidades, em ordem decrescente de idade.
 
10 e 11 anos
 
Primeiro serão as crianças de 10 e 11 anos; depois, as de 8 e 9 anos; em seguida, as de 6 e 7 anos; e, por último, as crianças de 5 anos.
 
No entanto, os municípios aguardam publicação de nota técnica do Programa Estadual de Imunização (PEI).
 
A previsão é de que o primeiro lote de imunizantes chegue à região neste fim de semana.
 
A distribuição, segundo o Condemat, será feita pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde.
 
Os municípios seguem a normativa técnica do Ministério da Saúde, que diz que o esquema vacinal para crianças deve ter o intervalo de oito semanas. Cada município está adotando sua estratégia individual, respeitando suas particularidades. Para minimizar os impactos causados pela vacinação lenta, a maioria dos municípios avança com a estratégia de abertura de cadastramento do público-alvo, para a convocação das crianças a serem imunizadas à medida em que forem disponibilizadas as doses. A contratação de funcionários cabe à cada município de acordo com suas necessidades e viabilidade orçamentária. 

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias