quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Vara da família representa 60% dos casos de defensoria

Embora o município não possua uma sede oficial da Defensoria Pública, o serviço é feito pela própria OAB, mediante um convênio estadual

22 julho 2018 - 14h21Por Marília Campos - de Suzano
O serviço de defensoria pública em Suzano, exercido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), atende a cerca de 800 casos por mês. Desses, 60% corresponde aos processos relacionados à família, como divórcio, guarda dos filhos ou pensão alimentícia, por exemplo. De acordo com o presidente da OAB, Wellington da Silva Santos, o atendimento é realizado de segunda à quarta-feira, com senhas distribuídas entre 8h40 e 11 horas. 
 
Embora o município não possua uma sede oficial da Defensoria Pública, o serviço é feito pela própria OAB, mediante um convênio estadual. 
 
"Os números de Suzano autorizam a realização deste convênio. É uma decisão da defensoria (do Estado) e não da OAB. São dados administrativos e eu prefiro acreditar que não tenha (uma sede na cidade) pela eficiência com que nós realizamos (o trabalho) em Suzano", justificou Wellington. 
 
A entidade distribui de segunda à quarta-feira, entre 8h40 e 11 horas, 50 senhas para o atendimento de defensoria pública. São 300 advogados para receber a demanda dos suzanenses. Sobre os requisitos, o presidente explicou que é preciso ser morador de Suzano e que o processo seja deste município. Também é necessário ter renda familiar de até três salários mínimos e levar toda documentação referente ao caso. 
"A procura é enorme. Além das 50 senhas, situações de urgências são atendidas mesmo sem senha. A maioria são casos familiares, representa 60%".