Envie seu vídeo(11) 97569-1373
domingo 27 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 27/09/2020
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
Pmmc Sarampo
ÚNICCO POÁ
PMMC COVID SAÚDE

Declaração pública do ex-prefeito Marcelo Candido

02 OUT 2015 - 08h00

carmineA imagem do ex-prefeito Marcelo Candido não perdeu o seu foco. Os jornais da região deram espaço a uma declaração real e destemida, “ a mais corajosa ele diz”, na qual comunica a sua saída do Partido dos Trabalhadores (PT).

Quem poderia imaginar uma mudança de alguém que nasceu petista, sendo acompanhado desde os primeiros anos de vida por um pai petista, impregnado de sincera utopia por um mundo melhor?

A saída do PT seria um ato propagandístico, oportunista, de protesto, de rebeldia, ou a conclusão de uma história dolorida, vivida dentro do PT suzanense, que por ele se desdobrou, para que chegasse a ser deputado estadual e prefeito de Suzano?

Por muitos anos, estive ao lado de José Candido, não com a carteirinha de petista, mas como amigo dele e de Dona Laura. Todos os componentes da família, eram membros da Comunidade instalada no Jd. Revista. Estive ao lado deles, com o mesmo sentimento com o qual me tornei amigo, de tantos jovens suzanenses e de tantas famílias do centro e das periferias. Marcelo havia sinalizado de querer conversar comigo, no mês de fevereiro, após a matéria que publiquei nesta coluna, lamentando o seu sumiço da cidade de Suzano, porém, nunca nos encontramos. Bem que gostaria que ele seguisse a linha percorrida pelo seu pai, cujos ideais, mantinham-se longe dos impérios constituídos ilegalmente, com os roubos aos cofres públicos e a corrupção.

É provável que Marcelo Candido se candidate de novo a prefeito e para isso precisa filiar-se a um novo partido. O desafio é grande e cheio de incertezas, pois, pela lógica da ruptura com o PT, não terá o apoio de seus antigos companheiros petistas.

Porém, a história é feita a partir da história de cada um, de suas experiências, vivências e contribuições sociais.

Podemos afirmar, em relação a este conceito, que as siglas partidárias não são eternas, mas sim, os princípios e ideais que devem nortear a vida dos partidos. Esses necessitam, não apenas de uma ideologia socialista, ou liberal, mas sobretudo de moral e ética, como também do conhecimento das ciências sociais, que ajudam a tornar, mais significativas, as ações e obras em favor dos seres humanos e de cada indivíduo e cidadão.

A esse respeito é importante a escola de formação política e de cidadania, a ser vista como uma instituição que se relaciona no tempo e no espaço, a um determinado número de pessoas que querem ingressar na política, ou aos cidadãos que querem conhecer seus diretos e deveres em relação ao Estado, ao município e ao bem comum. Portanto, ela faz parte do conceito histórico de uma sociedade e contribui para a formação dos sujeitos que são nela inseridos. Um cidadão, formado politicamente é o que está apto a ser um bom político, gestor de grandes ações na sociedade ou no mandato que irá exercer como político, vereador, secretário ou prefeito.

Com certeza, a saída do Candido do PT, influenciará outros militantes, insatisfeitos com o andamento das coisas na casa petista, ou pela fase ruim do governo federal. Provavelmente na campanha eleitoral de 2016, Marcelo Candido estará filiado, juntamente com outros ex- petistas, a uma nova sigla, segurando a bandeira de um outro partido. Oxalá, o PT consiga manter a sua unidade em torno de um próprio candidato, sem desfalques e seguindo o rumo certo que é o de apoiar o candidato a prefeito indicado pelo partido. Quem for eleito, saiba pintar Suzano não com as cores de seu partido ou renomear alguns prédios dedicados a pioneiros suzanenses com outros nomes, que agradam ao partido.

Suzano, deve transbordar de cores vermelhas, verdes e azuis, com tantas flores a serem plantadas em todo lugar da cidade, para que ela não se torne, apenas, um triste lugar de sobrevivência urbana.

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias