Envie seu vídeo(11) 97569-1373
domingo 27 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 27/09/2020
Pmmc Sarampo
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
PMMC COVID SAÚDE
ÚNICCO POÁ

Desconfiança geral

31 MAI 2016 - 08h00

lorena burger jurada do c de cronica-frrTempos terríveis estes que vivemos.

A fofoca e a maledicência são velhas conhecidas da humanidade, mas atualmente, em tempos de gravações de conversas íntimas, que teriam caráter sigiloso e que são espalhadas aos quatro ventos, derrubando muralhas e fortalezas, tudo passou a gerar desconfiança.

Daqui para frente, quando as pessoas decidirem ter uma conversa mais livre, serão obrigadas a revistar os parceiros ou obrigar as pessoas deixar o celular, canetas e outros equipamentos que podem espionar em antessalas, para terem certeza de que não sofrerão nenhum problema por conta do que for dito entre quatro paredes.

A humanidade rapidamente se adaptou as modernidades dos tempos de informática, do uso da internet e de toda essa parafernália com as quais convivemos. Vivemos vigiadas, vinte e quatro horas por câmeras que se encontram instaladas por todos os lugares, nas ruas, nos muros das residências, no interior das lojas, nas mãos dos transeuntes.

Nunca sabemos quando estamos sendo ou não filmados.

Até os crimes hoje são acompanhados em tempo real por câmeras visíveis, mas que não assustam os bandidos, que em tempo de selfie, perderam o medo de tirar fotografia.

Não há lugar onde não sejamos vigiados e passíveis de exposição futura, onde menos esperamos, desde a tela do computador, do telefone ou das câmeras de vigilância das guardas municipais.

É muito bom podermos evitar uma situação de perigo, por antevermos o que está acontecendo com antecedência, mas é terrível saber que também podemos ser vítimas de alguém que disfarçadamente nos vigia e acompanha.

Entretanto, não vivemos estressados por conta dessa vigilância contínua, que hoje nos parece normal.

Os políticos que temiam somente as ex-esposas e as ex-amantes, que expunham suas vidas secretas motivadas pelo ciúme e pelo abandono, agora temem os melhores amigos, que com gravadores ocultos tomam nota de todas as conversas e depois as usam de maneira a envolvê-los em suas falcatruas e acabam sendo acuados com suas próprias declarações, graças às operações movidas pela polícia federal e pela justiça, que reviram o "mensalão", o "petrolão" e outras operações de faxina que recebem nomes pejorativos para esquemas de fraudes e desvios de dinheiro.

Com isso o Brasil vai sendo passado a limpo, apesar de ficarmos estarrecidos com o teor dessas conversas, porque todos sabiam que havia corrupção neste país, mas nunca imaginávamos que era algo tão grandioso, que desviasse tantos milhões de reais que deveriam ser usados para construção de bens para uso público.

A luz vem se fazendo aos poucos, como aquele amanhecer cheio de névoa, que demora a permitir a passagem da luz do sol, mas estamos querendo acreditar que agora podemos ver com mais clareza e que enfim teremos um país melhor para viver...

Oxalá nossas esperanças se tornem realidade...

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias