Envie seu vídeo(11) 97569-1373
domingo 29 de novembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/11/2020
PMMC NOVEMBRO AZUL
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
PMMC MULTI 2020 NOV

Nova Língua Portuguesa?

22 SET 2015 - 08h00

lorena-burger-jurada-do-c-de-cronica-frrAbro o Facebook, onde mantemos contatos com amigos que quase não vemos, com nossos familiares, por mais distantes que se encontrem e com amigos que são de fato virtuais, só os conhecemos em função da internet.

Tenho o hábito de ler as postagens antes de "curtir" ou de comentar, algumas faço de conta que nem vi, pois os erros na escrita ferem o meu entendimento.

Não sou melhor, nem me sinto superior a ninguém, mas não consigo ainda entender como pessoas passam pelos bancos escolares sem aprender a escrever corretamente e, principalmente, não conseguem, com as facilidades que a internet traz, corrigir os erros que sempre aparecem grifados, evitando assim que chamem tanto a atenção.

Sempre que penso em internet, penso em algo infinito, se escrevo uma frase, ela não será lida ou vista por duas ou três pessoas somente... Inúmeras pessoas irão ver e muitas vezes querer entender o que dissemos...

Se estiver sendo visto em outro país, por melhor que seja o tradutor, não conseguirá traduzir de forma correta quando erros graves foram cometidos na língua pátria.

Para nos fazer entender, para expandir nossas ideias, temos que ser claros, objetivos e escrever pelo menos o mais corretamente possível.

É certo que muitos não têm instrução suficiente e se manifestam com dificuldade, mas tenho observado que pessoas consideradas estudadas, inclusive com nível Superior, não possuem traquejo no uso de verbos seja no presente, no passado ou no futuro...

Alguns poderão alegar que isso é gramática e muitos alegarão a dificuldade nessa matéria...

Não há como aceitar esse tipo de desculpa e percebo que não sou a única que pensa assim.

Não podemos culpar os professores, a maioria dá o melhor de si para ensinar, para passar seus conhecimentos... Entendo que a educação vem falindo e falhando no sentido pleno, ela permite o progresso de alunos sem o devido merecimento, com o intuito de premiá-los com um diploma. Assim, em tese, transformarão o País... Considerando todos alfabetizados, mas poucos o serão de fato!

Se essa base da educação não for sólida e boa, o que podemos esperar dos caminhos que seguirão esses jovens estudantes pela vida?

Acompanho uma jovem que sonha ser médica, e desejo mesmo que esse sonho se realize, mas ao mesmo tempo imagino suas dificuldades cursando a faculdade... suas postagens, apesar de estar cursando o Ensino Médio, são sofríveis, cheias de erros, suas frases não são conclusivas...

Como conseguirá acompanhar lá na frente um Ensino Superior em que pretende aprender a cuidar da saúde, da vida de seres humanos, se não conseguir ler e entender os livros para acompanhar o ensinamento prático? Como conseguirá entender as bulas dos medicamentos, caso, lá na faculdade, também venham a determinar a evolução do aluno, mesmo sem o conhecimento necessário?

Ainda espero e confio que nossa educação melhore, que não privilegie com bolsas só para não sermos considerados um país de analfabetos... Mas que instrua para formar melhores cidadãos...

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias